ADAPTAÇÃO CURRICULAR: um estudo de caso sobre a incorporação desse procedimento no ensino fundamental

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Mots-clés :

Adaptação, Currículo, Formação

Résumé

Este artigo tem o objetivo de discutir a adaptação curricular como um dos direitos de aprendizagem de estudantes com deficiência. A metodologia utilizada é o estudo de caso, com foco na experiência pedagógica de professores de Matemática, História e Ciências que lecionam para estudantes com deficiência no Ensino Fundamental II. Como instrumental de coleta de dados analisamos os resultados obtidos através de um questionário estruturado, composto por questões relacionadas à formação inicial e continuada, os desafios observados por esse professores para adaptar o currículo e as estratégias construídas por eles para garantir o ensino dos conteúdos em suas respectivas disciplinas. A investigação demonstrou que a formação inicial é deficitária no que se refere ao debate da inclusão, e que esses profissionais se sentem desamparados na elaboração dos seus planejamentos de forma que atenda a todos, principalmente no que tange aos alunos com deficiência.

Biographie de l'auteur

Thais Regina de Freitas Salgado

Especialista em Educação Especial na Área de Transtorno Global do Desenvolvimento pela UNESP. Professora da rede municipal de ensino de São Paulo, exercendo a função de Professora de Atendimento Educacional Especializado (PAEE). Atuo na área docente com experiência na promoção de aprendizagens que favoreçam a inclusão dos alunos no mundo da cultura, ciência, novas tecnologias, colaborando na implementação de projetos pedagógicos na unidade escolar em que atua.

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Publiée

2020-12-18

Comment citer

Salgado, T. R. de F. (2020). ADAPTAÇÃO CURRICULAR: um estudo de caso sobre a incorporação desse procedimento no ensino fundamental. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 4(7), 39–53. Consulté à l’adresse https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5646