LITERATURA INDÍGENA, POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA
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https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6602Palabras clave:
Literatura IndígenaResumen
RESUMO
O presente artigo propõe uma reflexão referente as possibilidades da introdução da literatura indígena nas aulas de Língua Portuguesa do Primeiro ano do Ensino Médio. A leitura de obras de autores indígenas pode contribuir para a desconstrução de preconceitos arraigados na sociedade nacional, como a visão dos indígenas como ágrafos, selvagens e bárbaros. A escrita indígena apresenta um mundo novo, repleto de nova configuração de saber, viver e pensar. Para essa difícil tarefa apresentaremos algumas sugestões metodológicas com o uso do livro de Daniel Munduruku “Como surgiu: mitos indígenas brasileiros”, a narrativa apresenta os mitos de criação da mandioca, milho e do fogo. Uma obra de fácil leitura e histórias encantadoras. Ao introduzir obras escritas por indígenas o professor promove a interculturalidade. Que estimula o respeito ao outro e valoriza a cultura e o diálogo.
Literatura Indígena. Lei 11.645/2008. Interculturalidade. Autores Indígenas. Metodologia.
Citas
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