LITERATURA INDÍGENA, POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA

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Auteurs

  • Rosivaldo dos Santos Ramos Sed/Secretaria Educação de MS.

DOI :

https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6602

Mots-clés :

Literatura Indígena

Résumé

RESUMO

 

O presente artigo propõe uma reflexão referente as possibilidades da introdução da literatura indígena nas aulas de Língua Portuguesa do Primeiro ano do Ensino Médio. A leitura de obras de autores indígenas pode contribuir para a desconstrução de preconceitos arraigados na sociedade nacional, como a visão dos indígenas como ágrafos, selvagens e bárbaros. A escrita indígena apresenta um mundo novo, repleto de nova configuração de saber, viver e pensar. Para essa difícil tarefa apresentaremos algumas sugestões metodológicas com o uso do livro de Daniel Munduruku “Como surgiu: mitos indígenas brasileiros”, a narrativa apresenta os mitos de criação da mandioca, milho e do fogo. Uma obra de fácil leitura e histórias encantadoras. Ao introduzir obras escritas por indígenas o professor promove a interculturalidade. Que estimula o respeito ao outro e valoriza a cultura e o diálogo.

 

 Literatura Indígena. Lei 11.645/2008. Interculturalidade. Autores Indígenas. Metodologia.

Biographie de l'auteur

Rosivaldo dos Santos Ramos, Sed/Secretaria Educação de MS.

Sou graduado em Letras pela Faculdade de Ponta Porã (2009). Graduação em Pedagogia Unifran (2017). Técnico em informática pelo IFMS (2016).Vários cursos na área da tecnologia e educação (TIC,s na educação, Elaboração de projetos, redes de aprendizagem, Cases de sucesso, Tecnologias assistivas). Especialização lato sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade social pela UFMS(2017) e História dos Povos Indígenas pela UFMS (2017).

Références

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

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Publiée

2021-11-17

Comment citer

Ramos, R. dos S. (2021). LITERATURA INDÍGENA, POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(10). https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6602

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