EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA TODOS!

e as diferenças?

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Autores/as

Palabras clave:

Educação, Discursos, Filosofia da diferença, Sujeitos

Resumen

Neste texto, os autores apresentam e discutem conceitos produzidos sobre a educação escolar, as diferenças e os sujeitos, problematizando a influência desses discursos nas propostas de currículos, finalidades e práticas para a educação. As análises são fundamentadas em pesquisa teórico-bibliográfica realizada com a orientação de estudos pós-críticos, que permitem modos alternativos de olhar para a educação, compreendendo-a como fenômeno histórico e social produtor de práticas discursivas que circunscrevem os sujeitos, os saberes em uma ordem estabelecida, que define e marca as diferenças na relação com uma identidade requerida. Discutem a constituição do ideal de educação escolar para todas as pessoas, problematizando os discursos históricos e filosóficos sobre as finalidades da formação humana para a autonomia e cidadania. Também problematizam o conceito de diferença e de discursos que forjam essa diferença, com base no pensamento de Gilles Deleuze em diálogo com Michel Foucault. A educação escolar é posta em análise para confrontar os discursos que fundamentam seus currículos e práticas, produzindo identidades e diferenças.

Biografía del autor/a

Luciana Lopes Coelho, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD (FAED/UFGD), Dourados, MS, Brasil. Doutora em Educação pela UFGD. E-mail: lucianacoelho@ufgd.edu.br

André Soares Ferreira, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Educação. Graduado em Filosofia. Professor do Magistério Superior na Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD. Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

 

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Publicado

2022-10-25

Cómo citar

Coelho, L. L., & Soares Ferreira, A. (2022). EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA TODOS! : e as diferenças?. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 6(12), e612220. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/7234