INSTRUMENTOS Y RECURSOS DIDÁCTICOS COMO HERRAMIENTAS PARA LA EMANCIPACIÓN DOCENTE DEL MANUAL DE ENSEÑANZA

Visualizações: 164

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7522

Palabras clave:

Instrumentos didáticos, Recursos didáticos, Organização do trabalho didático, Manual Didático, Educação

Resumen

RESUMEN: El manual didáctico se ha convertido en un instrumento didáctico centralizado, en el que el docente orienta su práctica. Algunos autores (ALVES; CENTENO; SILVA; MATTAS) señalan la dependencia que crea el docente de este material, que –simplificado y vulgarizado– poco contribuye a la obtención del conocimiento científico. Este trabajo tuvo como objetivo describir los instrumentos y recursos didácticos planteados, que pueden ser utilizados en el aula, con el objetivo de emancipar al docente del uso exclusivo del manual didáctico. Para sustentar el estudio se utilizó la investigación bibliográfica, utilizando como fuentes autores clásicos de la educación y trabajos historiográficos científicos (disertaciones y tesis). Los resultados indicaron que existe una gama de opciones de instrumentos y recursos didácticos, que pueden ser utilizados en el aula, con un costo mínimo, en detrimento de los costos ostensivos del PNLD, haciéndolo económicamente más viable y generando mejor material. calidad, basada en la ciencia por quienes realmente entienden el tema: educadores e investigadores.

Biografía del autor/a

Antonia Cristina Rocha Fioravante, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestra em Educação pelo Mestrado Profissional em Educação (Profeduc) no ano de 2020, Especialista em Análise do Comportamento Aplicada - ABA ( 2022), Especialista em Coordenação, Orientação e Gestão Escolar (2019) e Graduada em Licenciatura em História (2014). 

Carla Villamaina Centeno, UEMS

Possui graduação em HISTÓRIA - Faculdades Unidas católicas de Mato Grosso (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando no curso de Pedagogia e Programa de Mestrado Profissional em Educação - PROFEDUC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho didático, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, pensamento educacional e fronteira.

Citas

ALMEIDA, A. M; VASCONCELLOS, C.M. Por que visitar museus. In BITTENCOURT, C. (org.). O saber histórico na sala de aula. 11ª ed. São Paulo, SP: Ed. Contexto. 2006.

ALVES, G.L. A produção da escola pública contemporânea. 1ª ed. Campinas, SP: Ed.

Autores Associados, UFMS, 2001.

ALVES, G.L; CENTENO, C.V. A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 42 set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n42/v14n42a06.pdf. Acesso em 20 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000300006

BARROS, J. D. O Campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2006.

BARROS, R. O uso da imagem nas aulas de História. 2007. Dissertação (mestrado em educação) USP – São Paulo, SP, 2007.

BITTENCOURT, C. Livros didáticos entre textos e imagens. In BITTENCOURT, Circe(org). O saber histórico na sala de aula. 11ª ed. São Paulo, SP: Ed. Contexto, 2006.

CITELLI, A.; CHIAPPINI, L. (coord.). Aprender e ensinar com textos não escolares. 1ª ed.São Paulo, SP: Ed. Cortez, 2000.

CORRÊA, Bianca Rodrigues. Ensino de História e Narrativa: potencialidades de uma

imagem constelar. Dissertação (mestrado em educação) – UNICAMP. Campinas, SP:

Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/251234/1/Cor

rea_BiancaRodrigues_M.pdf>. Acesso em 20 jan. 2019

FIORAVANTE, A.C.R. FONTES HISTORIOGRÁFICAS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL EM MATO GROSSO DO SUL: em pauta a Ditadura Civil-Militar. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC), 2020.

GODOY, A. C. de. As imagens na sala de aula: produção de conteúdo visual no ensino de História e Geografia Local. Dissertação (Mestrado em educação) – USP: São Paulo, SP. 2013.

Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-19022014 -

/pt-br.php> Acesso em 21 jan. 2019

KILSTAJN, I. A. B. História e Memória nos manuais didáticos. Dissertação

(mestrado em educação) - UNICAMP. Campinas, SP: 1987. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251948>. Acesso em: 10 jan. 2019

LOMBARDI, J. C. História e Historiografia da educação: atentando para as fontes. In

LOMBARDI, J. C.; NASCIMENTO, M. I. M. N. (orgs). Fontes, História e Historiografia

da Educação. Campinas, SP: Ed. Autores Associados, 2004.

MATTAS, E. De F. S. Instrumentos do trabalho didático para o ensino de História

Regional, nos 5.º anos dos anos iniciais do ensino fundamental, em quatro escolas da rede estadual de ensino, de Campo Grande – MS (2016-2018).

Dissertação (mestrado em educação) - UEMS. Campo Grande, MS: 2018. Disponível

em: < http://www.uems.br/assets/uploads/cursos_pos/cf56c0d8020c416fb02f65f15e977953/teses_dissertacoes/3_cf56c0d8020c416fb02f65f15e977953_2018-12-11_14-23-15.pdf>. Acesso em 23 jan. 2019

MELLO, B. C, de. Docência no ciclo II do ensino fundamental: um estudo sobre o ensino de história na rede municipal de São Paulo a partir de seus professores.

Dissertação (Mestrado em educação) - PUC. São Paulo, SP: 2011. Disponível em: < https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10297>. Acesso em 16 jan. 2019

NEVES , R. X. As possibilidades educacionais dos centros de documentação e

memória. Dissertação (Mestrado em educação) - UNICAMP. Campinas, SP: 2005. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/252984/1/Neves_RogerioXavier_

M.pdf> Acesso em 12 jan. 2019

ORIÁ, R. Memória e ensino de História. In BITTENCOURT, C. (org). O saber histórico na

sala de aula. 11ª ed. São Paulo, SP: Ed. Contexto, 2006.

PEREIRA, J. R. F. Gestão da informação: a produção do conhecimento na escola e a prática docente. Dissertação (mestrado em educação) - PUC. São Paulo, SP: 2006.

Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/9954/1/CED%20%20Julia%20Rita

%20Franco%20Pereira.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2019

PINSKY, J; PINSKY, C. B. O que e como ensinar. in KARNAL, L. História na sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo, SP: Ed. Contexto, 2008

SILVA, I.A. O programa nacional do livro didático para o ensino médio (PNLD/EM) e o

mercado editorial: 2003-2011. Tese de Doutorado – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Programa de Pós-Graduação em Educação. Campo Grande, MS, 2013.

STECA, L. C. A prática docente do professor de história: um estudo sobre o ensino de história do Paraná nas escolas estaduais de Londrina. Dissertação (mestrado em

educação) - UEL. Londrina, PR: 2008. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000128880>. Acesso em 15 jan. 2019

Publicado

2023-11-27

Cómo citar

Rocha Fioravante, A. C., & Villamaina Centeno, C. (2023). INSTRUMENTOS Y RECURSOS DIDÁCTICOS COMO HERRAMIENTAS PARA LA EMANCIPACIÓN DOCENTE DEL MANUAL DE ENSEÑANZA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 7(13), e713233. https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7522