OS INSTRUMENTOS E RECURSOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS DE EMANCIPAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AO MANUAL DIDÁTICO
Visualizações: 164DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7522Parole chiave:
Instrumentos didáticos, Recursos didáticos, Organização do trabalho didático, Manual Didático, EducaçãoAbstract
O manual didático tornou-se um instrumento didático centralizado, no qual o professor pauta sua prática. Alguns autores (ALVES; CENTENO, SILVA, MATTAS) apontam para a dependência que o professor criou a respeito deste material, que – simplificado e vulgarizado – pouco contribui para a obtenção do conhecimento científico. O presente trabalho teve como objetivo descrever os instrumentos e recursos didáticos levantados, que podem ser utilizados em sala de aula, com o intuito de emancipar o professor do uso exclusivo do manual didático. Para fundamentar o estudo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica tendo como fontes autores clássicos da educação e trabalhos historiográficos científicos (dissertações e teses). Os resultados indicaram que existe uma gama de opções de instrumentos e recursos didáticos, que podem ser utilizados em sala de aula, com custo mínimo – em detrimentos dos custos ostensivos do PNLD, tornando assim, mais viáveis a nível econômico e gerando um material de melhor qualidade, pautado na ciência por quem realmente entende do assunto: educadores e pesquisadores.
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, A. M; VASCONCELLOS, C.M. Por que visitar museus. In BITTENCOURT, C. (org.). O saber histórico na sala de aula. 11ª ed. São Paulo, SP: Ed. Contexto. 2006.
ALVES, G.L. A produção da escola pública contemporânea. 1ª ed. Campinas, SP: Ed.
Autores Associados, UFMS, 2001.
ALVES, G.L; CENTENO, C.V. A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 42 set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n42/v14n42a06.pdf. Acesso em 20 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000300006
BARROS, J. D. O Campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2006.
BARROS, R. O uso da imagem nas aulas de História. 2007. Dissertação (mestrado em educação) USP – São Paulo, SP, 2007.
BITTENCOURT, C. Livros didáticos entre textos e imagens. In BITTENCOURT, Circe(org). O saber histórico na sala de aula. 11ª ed. São Paulo, SP: Ed. Contexto, 2006.
CITELLI, A.; CHIAPPINI, L. (coord.). Aprender e ensinar com textos não escolares. 1ª ed.São Paulo, SP: Ed. Cortez, 2000.
CORRÊA, Bianca Rodrigues. Ensino de História e Narrativa: potencialidades de uma
imagem constelar. Dissertação (mestrado em educação) – UNICAMP. Campinas, SP:
Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/251234/1/Cor
rea_BiancaRodrigues_M.pdf>. Acesso em 20 jan. 2019
FIORAVANTE, A.C.R. FONTES HISTORIOGRÁFICAS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL EM MATO GROSSO DO SUL: em pauta a Ditadura Civil-Militar. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC), 2020.
GODOY, A. C. de. As imagens na sala de aula: produção de conteúdo visual no ensino de História e Geografia Local. Dissertação (Mestrado em educação) – USP: São Paulo, SP. 2013.
Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-19022014 -
/pt-br.php> Acesso em 21 jan. 2019
KILSTAJN, I. A. B. História e Memória nos manuais didáticos. Dissertação
(mestrado em educação) - UNICAMP. Campinas, SP: 1987. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251948>. Acesso em: 10 jan. 2019
LOMBARDI, J. C. História e Historiografia da educação: atentando para as fontes. In
LOMBARDI, J. C.; NASCIMENTO, M. I. M. N. (orgs). Fontes, História e Historiografia
da Educação. Campinas, SP: Ed. Autores Associados, 2004.
MATTAS, E. De F. S. Instrumentos do trabalho didático para o ensino de História
Regional, nos 5.º anos dos anos iniciais do ensino fundamental, em quatro escolas da rede estadual de ensino, de Campo Grande – MS (2016-2018).
Dissertação (mestrado em educação) - UEMS. Campo Grande, MS: 2018. Disponível
em: < http://www.uems.br/assets/uploads/cursos_pos/cf56c0d8020c416fb02f65f15e977953/teses_dissertacoes/3_cf56c0d8020c416fb02f65f15e977953_2018-12-11_14-23-15.pdf>. Acesso em 23 jan. 2019
MELLO, B. C, de. Docência no ciclo II do ensino fundamental: um estudo sobre o ensino de história na rede municipal de São Paulo a partir de seus professores.
Dissertação (Mestrado em educação) - PUC. São Paulo, SP: 2011. Disponível em: < https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10297>. Acesso em 16 jan. 2019
NEVES , R. X. As possibilidades educacionais dos centros de documentação e
memória. Dissertação (Mestrado em educação) - UNICAMP. Campinas, SP: 2005. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/252984/1/Neves_RogerioXavier_
M.pdf> Acesso em 12 jan. 2019
ORIÁ, R. Memória e ensino de História. In BITTENCOURT, C. (org). O saber histórico na
sala de aula. 11ª ed. São Paulo, SP: Ed. Contexto, 2006.
PEREIRA, J. R. F. Gestão da informação: a produção do conhecimento na escola e a prática docente. Dissertação (mestrado em educação) - PUC. São Paulo, SP: 2006.
Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/9954/1/CED%20%20Julia%20Rita
%20Franco%20Pereira.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2019
PINSKY, J; PINSKY, C. B. O que e como ensinar. in KARNAL, L. História na sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo, SP: Ed. Contexto, 2008
SILVA, I.A. O programa nacional do livro didático para o ensino médio (PNLD/EM) e o
mercado editorial: 2003-2011. Tese de Doutorado – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Programa de Pós-Graduação em Educação. Campo Grande, MS, 2013.
STECA, L. C. A prática docente do professor de história: um estudo sobre o ensino de história do Paraná nas escolas estaduais de Londrina. Dissertação (mestrado em
educação) - UEL. Londrina, PR: 2008. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000128880>. Acesso em 15 jan. 2019
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).