Iniciação científica e a interdisciplinaridade
o entrelugar na formação do jovem pesquisador
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https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.8857Palabras clave:
Ensino Interdisciplinar, Estudante Pesquisador, ProtagonismoResumen
Este estudo objetivou evidenciar a formação do jovem pesquisador via experiências obtidas da iniciação científica, baseando-se nos princípios e fundamentos da interdisciplinaridade a fim de contribuir com propostas fortalecedoras do contexto escolar do Ensino Médio Integrado (EMI) e iniciação científica no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande. Além da pesquisa qualitativa e estudo da ementa dos cursos de Eletrotécnica, de Mecânica e de Informática do EMI, utilizou-se entrevista semiestruturada, individual e pré-agendada, aplicada a 5 estudantes bolsistas indicados pelos professores orientadores de diferentes projetos de pesquisa desenvolvidos nos referidos cursos. A metodologia repousa-se na análise de conteúdo de Bardin (2020) em conformidade com as questões de interdisciplinaridade de Fazenda (2013), que evidenciam as ações de um consolidado processo de ensino-aprendizagem tendo como princípio o protagonismo juvenil. Dos resultados, colheu-se que a participação do estudante em grupo de pesquisa, a proposta feita pelo professor, a divisão dos trabalhos no grupo, os conteúdos aprendidos em sala e a interligação das disciplinas em conjunto com o conceito interdisciplinar operam como base para o desenvolvimento de um ensino unido a pesquisa em um viés de práticas interdisciplinares.
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