Função educativa da biblioteca escolar no espaço da sala de aula

Romilda Aparecida de Lima, Raquel Martins Fernandes Mota

Resumo


Apresentamos o resultado parcial de uma Dissertação de Mestrado, percebemos as concepções de desenvolvimento do ato de ler e escrever como aspectos subsidiários pedagógicos, que parte do trabalho da biblioteca conjuntamente às professoras em sala de aulas. Escolhemos como trajetória metodológica a pesquisa participante. Na coleta de dados, empregamos o questionário, a observação indireta e a produção de textos relacionados às leituras em sala de aula e na biblioteca no ponto de vista teórico-conceptual, nos baseamos em Perrenoud (2000), nos Quatro Pilares da Educação, no fazer pedagógico que contribua com o desenvolvimento do aluno. A análise de dados permitiu constatarmos que numa mesma proposta de trabalho com grupos e, professoras regentes distintos, os resultados podem diferir. Consideramos pertinente a continuação do projeto com intervenção reflexivo-pedagógica na dimensão coletiva, para contribuir, tanto no desenvolvimento da leitura, quanto na apropriação da escrita, para redimensionamento das concepções educadoras. 


Palavras-chave


Leitura. Escrita. Prática pedagógica. Ensino

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1257

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES: SUMARIOS.ORG   LATINDEX   SEER/IBICT   REDIB   DIADORIM   GOOGLE ACADÊMICO  DOAJ  IRESIE   ELECTRONIC JOURNALS LIBRARY  LIVRE ACESSO ERIH PLUS