Função educativa da biblioteca escolar no espaço da sala de aula

Romilda Aparecida de Lima, Raquel Martins Fernandes Mota

Resumo


Apresentamos o resultado parcial de uma Dissertação de Mestrado, percebemos as concepções de desenvolvimento do ato de ler e escrever como aspectos subsidiários pedagógicos, que parte do trabalho da biblioteca conjuntamente às professoras em sala de aulas. Escolhemos como trajetória metodológica a pesquisa participante. Na coleta de dados, empregamos o questionário, a observação indireta e a produção de textos relacionados às leituras em sala de aula e na biblioteca no ponto de vista teórico-conceptual, nos baseamos em Perrenoud (2000), nos Quatro Pilares da Educação, no fazer pedagógico que contribua com o desenvolvimento do aluno. A análise de dados permitiu constatarmos que numa mesma proposta de trabalho com grupos e, professoras regentes distintos, os resultados podem diferir. Consideramos pertinente a continuação do projeto com intervenção reflexivo-pedagógica na dimensão coletiva, para contribuir, tanto no desenvolvimento da leitura, quanto na apropriação da escrita, para redimensionamento das concepções educadoras. 


Palavras-chave


Leitura. Escrita. Prática pedagógica. Ensino

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1257

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES: SUMARIOS.ORG   LATINDEX   SEER/IBICT   REDIB   DIADORIM   GOOGLE ACADÊMICO  DOAJ  IRESIE   ELECTRONIC JOURNALS LIBRARY  LIVRE ACESSO ERIH PLUS 

Licença Creative Commons
Os trabalhos na Revista Interfaces da Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.