Função educativa da biblioteca escolar no espaço da sala de aula

Visualizações: 825

Authors

  • Romilda Aparecida de Lima faculdade Fattefir
  • Raquel Martins Fernandes Mota IFMT Bela Vista - MT

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1257

Keywords:

Leitura. Escrita. Prática pedagógica. Ensino

Abstract

Apresentamos o resultado parcial de uma Dissertação de Mestrado, percebemos as concepções de desenvolvimento do ato de ler e escrever como aspectos subsidiários pedagógicos, que parte do trabalho da biblioteca conjuntamente às professoras em sala de aulas. Escolhemos como trajetória metodológica a pesquisa participante. Na coleta de dados, empregamos o questionário, a observação indireta e a produção de textos relacionados às leituras em sala de aula e na biblioteca no ponto de vista teórico-conceptual, nos baseamos em Perrenoud (2000), nos Quatro Pilares da Educação, no fazer pedagógico que contribua com o desenvolvimento do aluno. A análise de dados permitiu constatarmos que numa mesma proposta de trabalho com grupos e, professoras regentes distintos, os resultados podem diferir. Consideramos pertinente a continuação do projeto com intervenção reflexivo-pedagógica na dimensão coletiva, para contribuir, tanto no desenvolvimento da leitura, quanto na apropriação da escrita, para redimensionamento das concepções educadoras. 

Author Biographies

Romilda Aparecida de Lima, faculdade Fattefir

Autora Romilda Aparecida Lima; Graduada em Letras pela UFMT; Especialista em linguagem pela UNIC; Mestranda da Faculdade Fattefir na área de Educação Holística

 

Raquel Martins Fernandes Mota, IFMT Bela Vista - MT

Coautora Raquel Fernandes Martins; graduada em filosofia pela UFMG; mestre e doutora em Educação pela UFMT, professora do IFMT campus Bela Vista; líder do grupo de pesquisa Humanidades e Sociedade Contemporânea.

Published

2016-12-21

How to Cite

de Lima, R. A., & Fernandes Mota, R. M. (2016). Função educativa da biblioteca escolar no espaço da sala de aula. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(21), 43–70. https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1257