Função educativa da biblioteca escolar no espaço da sala de aula

Visualizações: 825

Autores/as

  • Romilda Aparecida de Lima faculdade Fattefir
  • Raquel Martins Fernandes Mota IFMT Bela Vista - MT

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1257

Palabras clave:

Leitura. Escrita. Prática pedagógica. Ensino

Resumen

Apresentamos o resultado parcial de uma Dissertação de Mestrado, percebemos as concepções de desenvolvimento do ato de ler e escrever como aspectos subsidiários pedagógicos, que parte do trabalho da biblioteca conjuntamente às professoras em sala de aulas. Escolhemos como trajetória metodológica a pesquisa participante. Na coleta de dados, empregamos o questionário, a observação indireta e a produção de textos relacionados às leituras em sala de aula e na biblioteca no ponto de vista teórico-conceptual, nos baseamos em Perrenoud (2000), nos Quatro Pilares da Educação, no fazer pedagógico que contribua com o desenvolvimento do aluno. A análise de dados permitiu constatarmos que numa mesma proposta de trabalho com grupos e, professoras regentes distintos, os resultados podem diferir. Consideramos pertinente a continuação do projeto com intervenção reflexivo-pedagógica na dimensão coletiva, para contribuir, tanto no desenvolvimento da leitura, quanto na apropriação da escrita, para redimensionamento das concepções educadoras. 

Biografía del autor/a

Romilda Aparecida de Lima, faculdade Fattefir

Autora Romilda Aparecida Lima; Graduada em Letras pela UFMT; Especialista em linguagem pela UNIC; Mestranda da Faculdade Fattefir na área de Educação Holística

 

Raquel Martins Fernandes Mota, IFMT Bela Vista - MT

Coautora Raquel Fernandes Martins; graduada em filosofia pela UFMG; mestre e doutora em Educação pela UFMT, professora do IFMT campus Bela Vista; líder do grupo de pesquisa Humanidades e Sociedade Contemporânea.

Publicado

2016-12-21

Cómo citar

de Lima, R. A., & Fernandes Mota, R. M. (2016). Função educativa da biblioteca escolar no espaço da sala de aula. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(21), 43–70. https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1257