O cotidiano de crianças que frequentam duas escolas de educação infantil e a possível interferência na dimensão emocional do desenvolvimento

Visualizações: 1851

Autores

  • Caroline da Costa Cardoso Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana.
  • Simone lara Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
  • Marlise Grecco de Souza Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAnTA MARIA (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.1814

Palavras-chave:

Criança. Cotidiano. Família. Escola. Emocional.

Resumo

Este estudo transversal teve como objetivo identificar se o contexto de crianças que frequentavam uma ou duas escolas de educação infantil poderia interferir na dimensão emocional do desenvolvimento infantil. Para tal, foi avaliado o nível de ansiedade das crianças (através da escala “o que penso e sinto”), bem como seu cotidiano familiar (através da investigação de rotinas por meio de uma entrevista com os pais) e escolar (através de aplicação de um questionário com os professores). Assim, ao conhecer as realidades investigadas e estabelecendo comparativo entre o grupo de crianças que frequentava uma e o que frequentava duas escolas, foi possível identificar que o cotidiano da criança que frequentava duas escolas de educação infantil interferiu na dimensão emocional de seu desenvolvimento. Portanto, seria necessário ampliar o olhar para tal situação, integrando as comunidades escolares, famílias e equipes de educadores para que proporcionem às crianças um cotidiano que considere sua infância, possibilitando equilíbrio emocional ao longo de seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Caroline da Costa Cardoso, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana.

Especialista em educação em ciências pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana.

Simone lara, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS

Doutora em educanção em ciências, mestre em fisiologia humana, docente do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana.

Marlise Grecco de Souza Silveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAnTA MARIA (UFSM)

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO EM CÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE (UFSM)

Downloads

Publicado

05-02-2018

Como Citar

Cardoso, C. da C., lara, S., & Silveira, M. G. de S. (2018). O cotidiano de crianças que frequentam duas escolas de educação infantil e a possível interferência na dimensão emocional do desenvolvimento. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(24), 37–65. https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.1814