O cotidiano de crianças que frequentam duas escolas de educação infantil e a possível interferência na dimensão emocional do desenvolvimento

Visualizações: 1877

Autores/as

  • Caroline da Costa Cardoso Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana.
  • Simone lara Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
  • Marlise Grecco de Souza Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAnTA MARIA (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.1814

Palabras clave:

Criança. Cotidiano. Família. Escola. Emocional.

Resumen

Este estudo transversal teve como objetivo identificar se o contexto de crianças que frequentavam uma ou duas escolas de educação infantil poderia interferir na dimensão emocional do desenvolvimento infantil. Para tal, foi avaliado o nível de ansiedade das crianças (através da escala “o que penso e sinto”), bem como seu cotidiano familiar (através da investigação de rotinas por meio de uma entrevista com os pais) e escolar (através de aplicação de um questionário com os professores). Assim, ao conhecer as realidades investigadas e estabelecendo comparativo entre o grupo de crianças que frequentava uma e o que frequentava duas escolas, foi possível identificar que o cotidiano da criança que frequentava duas escolas de educação infantil interferiu na dimensão emocional de seu desenvolvimento. Portanto, seria necessário ampliar o olhar para tal situação, integrando as comunidades escolares, famílias e equipes de educadores para que proporcionem às crianças um cotidiano que considere sua infância, possibilitando equilíbrio emocional ao longo de seu desenvolvimento.

Biografía del autor/a

Caroline da Costa Cardoso, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana.

Especialista em educação em ciências pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana.

Simone lara, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS

Doutora em educanção em ciências, mestre em fisiologia humana, docente do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana.

Marlise Grecco de Souza Silveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAnTA MARIA (UFSM)

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO EM CÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE (UFSM)

Publicado

2018-02-05

Cómo citar

Cardoso, C. da C., lara, S., & Silveira, M. G. de S. (2018). O cotidiano de crianças que frequentam duas escolas de educação infantil e a possível interferência na dimensão emocional do desenvolvimento. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(24), 37–65. https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.1814