O cotidiano de crianças que frequentam duas escolas de educação infantil e a possível interferência na dimensão emocional do desenvolvimento
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https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.1814Palavras-chave:
Criança. Cotidiano. Família. Escola. Emocional.Resumo
Este estudo transversal teve como objetivo identificar se o contexto de crianças que frequentavam uma ou duas escolas de educação infantil poderia interferir na dimensão emocional do desenvolvimento infantil. Para tal, foi avaliado o nível de ansiedade das crianças (através da escala “o que penso e sinto”), bem como seu cotidiano familiar (através da investigação de rotinas por meio de uma entrevista com os pais) e escolar (através de aplicação de um questionário com os professores). Assim, ao conhecer as realidades investigadas e estabelecendo comparativo entre o grupo de crianças que frequentava uma e o que frequentava duas escolas, foi possível identificar que o cotidiano da criança que frequentava duas escolas de educação infantil interferiu na dimensão emocional de seu desenvolvimento. Portanto, seria necessário ampliar o olhar para tal situação, integrando as comunidades escolares, famílias e equipes de educadores para que proporcionem às crianças um cotidiano que considere sua infância, possibilitando equilíbrio emocional ao longo de seu desenvolvimento.
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