Acesso ao livro e à leitura em bibliotecas escolares – Naviraí-MS
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https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.434Palavras-chave:
Leitura literária. Acesso. Bibliotecas escolares.Resumo
No Brasil, bem como em vários países com dificuldades de acesso aos bens culturais, pode-se observar que o acesso à leitura encontra diversas barreiras, marcadas especialmente pela não socialização de condições estruturais dos espaços de leitura. Com base nessa perspectiva, o presente trabalho abordou as práticas de leitura, bem como seu acesso em duas bibliotecas de escolas públicas do município de Naviraí/MS. Investigou, especialmente, o acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola como agente de promoção da leitura literária. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa descritiva e teve como objetivo investigar o acesso ao texto literário por alunos do 4º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas, observações e levantamentos dos acervos. A partir da análise dos dados, pode-se considerar que o acesso à leitura literária é limitado por barreiras estruturais e dificuldades no processo de mediação didática.
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