Acesso ao livro e à leitura em bibliotecas escolares – Naviraí-MS
Visualizações: 649DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.434Palabras clave:
Leitura literária. Acesso. Bibliotecas escolares.Resumen
No Brasil, bem como em vários países com dificuldades de acesso aos bens culturais, pode-se observar que o acesso à leitura encontra diversas barreiras, marcadas especialmente pela não socialização de condições estruturais dos espaços de leitura. Com base nessa perspectiva, o presente trabalho abordou as práticas de leitura, bem como seu acesso em duas bibliotecas de escolas públicas do município de Naviraí/MS. Investigou, especialmente, o acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola como agente de promoção da leitura literária. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa descritiva e teve como objetivo investigar o acesso ao texto literário por alunos do 4º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas, observações e levantamentos dos acervos. A partir da análise dos dados, pode-se considerar que o acesso à leitura literária é limitado por barreiras estruturais e dificuldades no processo de mediação didática.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.