Acesso ao livro e à leitura em bibliotecas escolares – Naviraí-MS

Visualizações: 649

Authors

  • Karina Lillian Souza e Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Roseli Maria Rosa de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.434

Keywords:

Leitura literária. Acesso. Bibliotecas escolares.

Abstract

No Brasil, bem como em vários países com dificuldades de acesso aos bens culturais, pode-se observar que o acesso à leitura encontra diversas barreiras, marcadas especialmente pela não socialização de condições estruturais dos espaços de leitura. Com base nessa perspectiva, o presente trabalho abordou as práticas de leitura, bem como seu acesso em duas bibliotecas de escolas públicas do município de Naviraí/MS. Investigou, especialmente, o acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola como agente de promoção da leitura literária. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa descritiva e teve como objetivo investigar o acesso ao texto literário por alunos do 4º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas, observações e levantamentos dos acervos. A partir da análise dos dados, pode-se considerar que o acesso à leitura literária é limitado por barreiras estruturais e dificuldades no processo de mediação didática.

 

Author Biographies

Karina Lillian Souza e Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Formada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Naviraí (2013). Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Roseli Maria Rosa de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Mestre em Educação e Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Naviraí. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Published

2015-06-02

How to Cite

Souza e Silva, K. L., & de Almeida, R. M. R. (2015). Acesso ao livro e à leitura em bibliotecas escolares – Naviraí-MS. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(16), 190–210. https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.434