Tecnologias digitais como metodologia de aprendizagem na educação especial
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4440Palavras-chave:
Aprendizagem, Deficiência Intelectual, Produção audiovisual, Animação.Resumo
Na fase escolar, uma das questões é o aprendizado de conceitos científicos que se materializam nos conteúdos das disciplinas. Tal problemática tem sua discussão ampliada quando se trata do público com deficiência intelectual. A fim de abordar a produção textual com o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para a aprendizagem de um grupo de adolescentes com deficiência intelectual, trazemos a descrição e a análise do processo experienciado por esse grupo, ao produzir uma animação, com o uso do celular, sobre o conteúdo escolar “Relações entre seres vivos”. Participaram da pesquisa cinco estudantes com deficiência intelectual, matriculados no 5º e 6º anos de escolarização do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Rio de Janeiro. Utilizamos para análise o material produzido durante a atividade e os respectivos registros em fichas de acompanhamento. O aporte teórico-metodológico baseia-se na perspectiva histórico-cultural e em conceitos contemporâneos sobre a TDIC na educação. Como principais resultados, apontamos como propositivo o desenvolvimento das habilidades de comunicação (no contexto das narrativas em diferentes formatos), habilidades sociocognitivas (trabalhar em equipe e tomar parte das decisões) e habilidades técnicas relacionadas à linguagem audiovisual.
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