O fenômeno esporte no Curso de Licenciatura em Educação Física

as expectativas discentes na formação inicial

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5903

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Esporte, Licenciatura em Educação Física

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as perspectivas discentes sobre o esporte na formação inicial de professores de Educação Física. A pesquisa é qualitativa com delineamento metodológico descritivo, foi realizada em duas Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná, tendo como sujeitos participantes 37 acadêmicos do 4º ano do Curso de Licenciatura em Educação Física, respondentes de um questionário aberto. A pesquisa é consubstanciada pelos pressupostos teóricos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados do estudo apontam que o esporte é um conteúdo predominante e significativo na formação inicial na Licenciatura em Educação Física, sendo necessárias experiências e vivências que possam aproximar a prática docente do cotidiano da escola, reiterando a imprescindibilidade do rigor, relevância e significado dos conhecimentos sobre o esporte e a realidade em que será desenvolvido. Dessa forma, buscam-se subsídios para a ação docente que possam suprir as novas necessidades educacionais, geradas por posições distintas de como ensinar esporte na formação inicial na Licenciatura em Educação Física.

Biografia do Autor

MARCELO JOSÉ TAQUES, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2007) e Licenciatura em Pedagogia pela Uninter (2017), pós - graduação em Educação Física escolar pela Faculdade Guairacá (2008), pós - graduação em Educação Especial: Atendimento às necessidades especiais no ESAP - UNIVALE (2009), pós-graduação em Gestão escolar pela ESAP - Univale (2010), pós-graduação em MBA: gestão do ensino superior (2016), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Atua como professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED - UFGD no curso de Educação Física e na Faculdade de Educação á distância no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação Física e pedagogia, com ênfase no conteúdo Esporte e Jogos, desenvolvendo ações nos seguintes temas: Pedagogia do esporte, Esporte na Educação Física escolar, Formação profissional e estágio supervisionado, gestão escolar e Metodologia do ensino da Educação Física e dos esportes coletivos.

SILVIA CHRISTINA DE OLIVEIRA MADRID, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), especialista em Educação Física Escolar, Metodologia do Ensino Superior e Teorias e Métodos de Pesquisa (UEPG/PR). É Mestre em Educação (UNIMEP/SP), Doutora em Ciência da Atividade Física e do Esporte (UNILEON/Espanha) e Pós-Doutora em Educação Física (UFSC/SC). Trabalhou como docente e técnica esportiva na Rede Pública Estadual de Ensino e na Rede Particular de Ensino na cidade de Ponta Grossa/PR. Foi professora do Curso de Licenciatura em Educação Física da UEPG/PR. É Pesquisadora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG/PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores (GEPEFE/UEPG/CNPq).

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

TAQUES, M. J., & MADRID, S. C. D. O. (2023). O fenômeno esporte no Curso de Licenciatura em Educação Física: as expectativas discentes na formação inicial. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 170–190. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5903