O fenômeno esporte no Curso de Licenciatura em Educação Física

as expectativas discentes na formação inicial

Visualizações: 197

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5903

Keywords:

Formação inicial de professores, Esporte, Licenciatura em Educação Física

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar as perspectivas discentes sobre o esporte na formação inicial de professores de Educação Física. A pesquisa é qualitativa com delineamento metodológico descritivo, foi realizada em duas Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná, tendo como sujeitos participantes 37 acadêmicos do 4º ano do Curso de Licenciatura em Educação Física, respondentes de um questionário aberto. A pesquisa é consubstanciada pelos pressupostos teóricos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados do estudo apontam que o esporte é um conteúdo predominante e significativo na formação inicial na Licenciatura em Educação Física, sendo necessárias experiências e vivências que possam aproximar a prática docente do cotidiano da escola, reiterando a imprescindibilidade do rigor, relevância e significado dos conhecimentos sobre o esporte e a realidade em que será desenvolvido. Dessa forma, buscam-se subsídios para a ação docente que possam suprir as novas necessidades educacionais, geradas por posições distintas de como ensinar esporte na formação inicial na Licenciatura em Educação Física.

Author Biographies

MARCELO JOSÉ TAQUES, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2007) e Licenciatura em Pedagogia pela Uninter (2017), pós - graduação em Educação Física escolar pela Faculdade Guairacá (2008), pós - graduação em Educação Especial: Atendimento às necessidades especiais no ESAP - UNIVALE (2009), pós-graduação em Gestão escolar pela ESAP - Univale (2010), pós-graduação em MBA: gestão do ensino superior (2016), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Atua como professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED - UFGD no curso de Educação Física e na Faculdade de Educação á distância no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação Física e pedagogia, com ênfase no conteúdo Esporte e Jogos, desenvolvendo ações nos seguintes temas: Pedagogia do esporte, Esporte na Educação Física escolar, Formação profissional e estágio supervisionado, gestão escolar e Metodologia do ensino da Educação Física e dos esportes coletivos.

SILVIA CHRISTINA DE OLIVEIRA MADRID, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), especialista em Educação Física Escolar, Metodologia do Ensino Superior e Teorias e Métodos de Pesquisa (UEPG/PR). É Mestre em Educação (UNIMEP/SP), Doutora em Ciência da Atividade Física e do Esporte (UNILEON/Espanha) e Pós-Doutora em Educação Física (UFSC/SC). Trabalhou como docente e técnica esportiva na Rede Pública Estadual de Ensino e na Rede Particular de Ensino na cidade de Ponta Grossa/PR. Foi professora do Curso de Licenciatura em Educação Física da UEPG/PR. É Pesquisadora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG/PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores (GEPEFE/UEPG/CNPq).

References

ARNOSTI, R. P.; BENITES, L. C.; SOUZA NETO, S. Do direito à ternura à pedagogia do amor: um estudo sobre a identidade do professor em sua dimensão (sócio-) afetiva. 2011. 114 f. Relatório de Iniciação Científica: CNPQ, nº 800123/2011-5. Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2011.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROSO, A. R. L.; DARIDO, S. C. Escola, Educação Física e esportes: possibilidades pedagógicas. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, v. 1, n. 4, p. 101-114, dez. 2006.

BRACHT, V. Educação Física e Aprendizagem Social. 2. ed. Porto Alegre: Magister, 1992.

BISCONSINI, C. R.; OLIVEIRA, A. A. B. de. O Estágio curricular supervisionado na formação inicial para a docência: as significações dos estagiários como atores do processo. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 347-359, set., 2016.

BOURDIEU, P. Coisas Ditas. Tradução de Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.

CAPARROZ, F. E.; BRACHT, V. O tempo e o lugar de uma didática da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan. 2007.

CATUNDA, R. Recriando a recreação. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.

COSTA, L. C. A. da. et al. Educação Física e esportes: motivando para a prática cotidiana

escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 935-948, jul./set. de 2017.

DAÓLIO, J. Fenômeno social esporte na Formação Profissional em Educação Física. Revista da Educação Física/UEM, 9 (1), p. 111-115, 1998.

DUDECK, T. S. et al. Reflexões sobre o lugar da escola na formação de professores de

Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 234-250, julho/2017.

GARIGLIO, J. A. O papel da formação inicial no processo de constituição da identidade profissional de professores de Educação Física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 32, n. 2-4, p. 11-28, dez. 2010.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 2. ed. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2001.

MARCONI, M. A.; LAKATOS; E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MAFFEI, W. S. et al. Formação inicial do professor de Educação Física: produções acadêmicas entre 2005 – 2014. Motrivivência, v. 28, n. 49, p. 146-163, dez./2016.

MOLINA NETO, V. A prática do esporte nas escolas de 1º e 2º graus. Porto Alegre: Editora UFRGS, 1996.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez; 2005.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2005/2006.

PINHO, C. R. S. A produção do conhecimento sobre a formação profissional em Educação Física: realidade e perspectivas superadoras. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade estadual de Campinas. 2017.

REZER, R. Reflexões didático-pedagógicas acerca do ensino do esporte no processo de formação de professores de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 271-292, jan./mar., 2010.

SADI, R. et al. Esporte, política e sociedade. Brasília. Universidade de Brasília. Centro de educação à distância. 2004.

SANTOS, J. dos. et al. As contribuições do esporte para a Educação Física escolar. Revista

Educação Física UNIFAFIBE, ano IV, n. 3, dez./2015.

SOUZA, J. R. de. As crenças sobre o ensino dos esportes: um estudo na formação inicial em

Educação Física. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina. 2017.

TARDIF, M. Saberes docentes & formação profissional. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educ. Soc., v .21, n. 73, p. 209-244. 2000.

TRIVIÑOS, A. N. da S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

TUBINO, M. J. G. Dimensões sociais do esporte. São Paulo: Cortez: Autores Associados

(Coleção polêmicas do nosso tempo), v. 44, 1992.

TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino

dos esportes. Rio de Janeiro: SENAC, 2006.

VEIGA, I. P. A. Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.

VEIGA, I. P. A.; SILVA, E. F. (Org.). A escola mudou! que mude a formação de professores. Campinas: Papirus, 2010.

ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez., 2010.

Published

2023-11-06

How to Cite

TAQUES, M. J., & MADRID, S. C. D. O. (2023). O fenômeno esporte no Curso de Licenciatura em Educação Física: as expectativas discentes na formação inicial. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 170–190. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5903