O fenômeno esporte no Curso de Licenciatura em Educação Física
as expectativas discentes na formação inicial
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5903Palabras clave:
Formação inicial de professores, Esporte, Licenciatura em Educação FísicaResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar as perspectivas discentes sobre o esporte na formação inicial de professores de Educação Física. A pesquisa é qualitativa com delineamento metodológico descritivo, foi realizada em duas Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná, tendo como sujeitos participantes 37 acadêmicos do 4º ano do Curso de Licenciatura em Educação Física, respondentes de um questionário aberto. A pesquisa é consubstanciada pelos pressupostos teóricos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados do estudo apontam que o esporte é um conteúdo predominante e significativo na formação inicial na Licenciatura em Educação Física, sendo necessárias experiências e vivências que possam aproximar a prática docente do cotidiano da escola, reiterando a imprescindibilidade do rigor, relevância e significado dos conhecimentos sobre o esporte e a realidade em que será desenvolvido. Dessa forma, buscam-se subsídios para a ação docente que possam suprir as novas necessidades educacionais, geradas por posições distintas de como ensinar esporte na formação inicial na Licenciatura em Educação Física.
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