Poetry Reading

Activities of ordering and sequencing questions in Elementary School

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.7637

Palavras-chave:

Ordering, Sequencing, Reading Questions, Poem

Resumo

The objective of this study is to present and discuss the theoretical-methodological proposal
of ordering and sequencing of poetry reading questions in Elementary School, in order to contribute to
the studies on the teaching and learning of Portuguese, both in reading skills and in written textual
production. The work is based on the concepts of reading, with emphasis on the studies of Applied
Linguistics and the practice of ordering and sequencing reading, pointing out the relevance of this
proposal as part of the student's development process, as a reader and a writer at school. In preparing
the proposal, the following are considered: (I) the survey of the main ideas of the text; (II) the elaboration
of a text from those ideas; (III) the creation of reading questions based on the listed ideas; (IV) the
student-reader’s production of a text as a replica/counterword based on the answers given. From the
elaboration of the proposal for ordering and sequencing the questions, the results indicate: (a) the
identification of main ideas of the text; (b) the student's position on the theme of the text; (c) the
production of text as a replica/counterword as a result of the whole process.

Biografia do Autor

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pós-doutorado em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UFT) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT/UFNT). Na graduação, leciona disciplinas na área de Estágio Supervisionado, Letramentos e Linguística Aplicada. É coordenadora do projeto de pesquisa: A escrita em contextos de ensino e de aprendizagem (UFT) e do Grupo de pesquisa: Práticas de Linguagens (UFT/CNPq). É membro dos Grupos de Pesquisa: Escrita: ensino, práticas, representações e concepções (Unicamp) e Interação e Escrita (www.escrita.uem.br). É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2). Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL.

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

ealizou seu curso de Mestrado em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina, a investigar os processos de leitura em sala de aula. No curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), investigou os processos de revisão e reescrita em textos de alunos do curso de Letras. Seu Pós-Doutorado em Linguística Aplicada foi realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nas linhas de pesquisa 'Ensino e Aprendizagem de Línguas', a enfatizar a leitura e a escrita em situação de ensino, e 'Formação do Professor de Línguas', a investigar a constituição da escrita na formação inicial e continuada, com várias publicações em periódicos e livros sobre os resultados de suas pesquisas. É líder do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM/CNPq). Atua no curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, nos cursos de Mestrado e Doutorado, assim como na supervisão de Pós-Doutorado. Foi, também, membro do Comitê Assessor de Linguística e Letras da Fundação Araucária, no estado do Paraná, com vários projetos financiados e bolsista de Produtividade em Pesquisa pela mesma Fundação.

Referências

ALVES, R.; BRUGNEROTTO, T. Vontade de saber português. 6.º ao 9.º anos. São Paulo: FTD, 2012.

ANGELO, C. M. P. Mediações colaborativas e pedagógicas na sala de apoio à aprendizagem de língua portuguesa. Maringá, PR. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Maringá, 391 p., 2015.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 [1979], p. 11-69.

BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do francês por Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 1992 [1929].

BRASIL, INEP. Brasil no Pisa 2015-Sumário Executivo. Brasília: INEP, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2016/pisa_brasil_2015_sumario_executivo.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2017.

CEREJA, W. Significação e Tema. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: linguagens. 6.º ao 9.º anos. São Paulo: Saraiva, 2015.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: linguagens. 6.º ao 9.º anos. São Paulo: Saraiva, 2012.

FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. A escrita como trabalho. In: M. A. MARTINS (org.). Questões de Linguagem. São Paulo, Contexto, p. 54-63, 1994.

FUZA, A. F. Proposta teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura a partir do princípio temático. Maringá, PR. Relatório Final de Estágio Pós-Doutoral. Universidade Estadual de Maringá, 85 p., 2017.

FUZA, A. F.; MENEGASSI, R. J. Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação. Calidoscópio. vol. 16, n. 1, p. 33-47, jan/abr. 2018.

FUZA, A. F.; MENEGASSI, R. J. Ordenação e sequenciação de perguntas na leitura do gênero discursivo panfleto institucional. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 06, n. 01, p. 259-286, jan./jun. 2017.

FUZA, A. F.; MENEGASSI, R. J. Perguntas de leitura em ordenação e sequenciação no ensino fundamental. In: ANGELO, C. M.;

ENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 153-194.

FUZA, A. F.; MENEGASSI, R. J. Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura: proposta de trabalho para Crônica e pintura no livro didático. Alfa, São Paulo, v.63, n.3, p. 661-689, 2019.

FUZA, A. F.; RODRIGUES, R. H. A concepção de Tema nas obras do Círculo de Bakhtin. Alfa, São Paulo, v. 66, 2022.

GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 15. Ed. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1992.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes, 1996.

LEFFA, V. J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra DC Luzzatto, 1996.

MENEGASSI, R. J. A compreensão leitora nos anos iniciais do ensino fundamental. In: ANGELO, C. M.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 85-130.

MENEGASSI, R. J. A escrita como trabalho na sala de aula. In: C.M. JORDÃO (org.), Linguística Aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas, Pontes Editores, 2016a, p. 193-230.

MENEGASSI, R. J. Ordenação e sequenciação de perguntas na aula de leitura. In: S.F.R. YAEGASHI et al. (org.), Psicopedagogia: reflexões sobre práticas educacionais em espaços escolares e nãoescolares. Curitiba, CRV, 2016b, p. 41-60.

MENEGASSI, R. J. Perguntas de leitura. In: MENEGASSI, R. J. (org.) Leitura e ensino. 2. ed. Maringá: Eduem, 2010a. p. 167-189.

MENEGASSI, R. J. Exauribilidade temática no gênero discursivo. In: SALEH, P.; OLIVEIRA, S. (org.). Leitura, escrita e ensino de língua em debate. Ponta Grossa: UEPG, 2010b. p. 77-90.

MENEGASSI, R. J. O leitor e o processo de leitura. In: GRECO, E. A.; GUIMARÃES, T. B. (org.) Leitura: aspectos teóricos e práticos. Maringá: Eduem, 2010c. p. 35-59.

MENEGASSI, R. J. Produção, ordenação e sequenciação de perguntas na avaliação de leitura. In: CENTURION, R.; CRUZ, M.; BATISTA, I. M. (org.). Linguagem e(m) interação - línguas, literaturas e educação. Cáceres-MT: Ed. Unemat, 2011. p. 17-35.

MENEGASSI, R. J. Práticas de avaliação de leitura e a formação do leitor: reconstruindo conceitos no professor. In: ZOZZOLI. R. M. D. (org). Leitura. Revista do programa de pós-graduação em Letras e Linguistica – UFAL – Maceió, nº42 – julho/dezembro 2008. (subtítulo: Ensino de Língua Portuguesa), p.35-65.

MENEGASSI, R. J.; ANGELO, C. M. P. Conceitos de leitura. In: MENEGASSI, R. J. (org.) Leitura e ensino. 2. ed. Maringá: Eduem, 2010. p. 15-40.

MENEGASSI, R. J. Compreensão e interpretação no processo de leitura: noções básicas ao professor. Revista UNIMAR, Maringá, v.17, n.1, p. 85-94, 1995.

RODRIGUES, A. O processo de leitura e escrita mediado por perguntas de leitura. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 4, 2016, Maringá. Anais...Maringá: 2016, p. 17-29.

RODRIGUES, A. Perguntas de leitura e construção de sentidos: experiência com o 6º ano do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013. Disponível em:

<http://www.ple.uem.br/defesas/def_adelia_aparecida_pereira_da_silva_rodrigues.htm>. Acesso em 10 jan. 2014.

SAYEG-SIQUEIRA, J. H. Organização textual da narrativa. São Paulo: Selinunte, 1992.

SERCUNDES, M.M.I. 1997. Ensinando a escrever: as práticas em sala de aula. In: J.W. GERALDI; B. CITELLI (coord.). Aprender a ensinar com textos de alunos. São Paulo, Cortez, p. 75-97.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. In: VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: Editora 34, 2019 [1926], p. 109-146.

ZAPPONE, M. Leitura de textos poéticos na escola fundamental – anos finais. In: ANGELO, C. M.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 131-152.

ZAPPONE, M. A leitura de poesia na escola. In: MENEGASSI, R. J. (org.). A leitura e ensino e ensino. Maringá: EDUEM. 2010, p. 179-210.WALTER, I. A. C E ZAPPONE, M. A leitura do texto poético na escola. Maringá: EDUEM. 2005.

Downloads

Publicado

10-01-2025

Como Citar

Fuza, Ângela F., & Menegassi, R. J. (2025). Poetry Reading: Activities of ordering and sequencing questions in Elementary School. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(44), 201–222. https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.7637