A Matemática na Revista Técnica Igreja Luterana
Visualizações: 656DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3291Keywords:
História da Educação Matemática. Escola Paroquial Luterana Gaúcha. Revista Técnica Luterana.Abstract
O artigo é recorte de uma pesquisa sobre a Matemática nas escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX e analisa as edições da revista técnica Igreja Luterana, com ênfase para o discurso matemático veiculado na mesma. A revista foi editada para pastores e professores paroquiais pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, por meio da Casa Publicadora Concórdia de Porto Alegre, no período de 1940 a 1954. Com abordagem qualitativa e análise de fontes documentais, a investigação possui aporte metodológico na pesquisa histórica e no conceito de cultura escolar, para análise das 95 edições da revista técnica. Era desejo dos editores da revista que os professores das escolas paroquiais estivessem aptos para darem aos alunos uma instrução e educação verdadeiramente cristãs, por isso, a abordagem de temáticas teológicas e pedagógicas em suas edições. Os editores propunham artigos voltados ao desenvolvimento de habilidades para o cálculo escrito e mental, com foco nas primeiras construções numéricas pelo método de ensino intuitivo e na operação de divisão com frações.
References
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Tradução Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares - reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, RS, n. 2, p. 177-229, 1990.
COSTA, David Antonio da. As concepções e contribuições de Pestalozzi, Grube, Parker e Dewey para o ensino da aritmética no nível elementar: o conceito de número. História da Educação, Porto Alegre, RS, v. 18, n. 42, p. 37-59, jan./abr. 2014.
IGREJA LUTERANA. Porto Alegre: Casa Publicadora Concórdia, 1940-1954.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.
KREUTZ, Lúcio. Material didático e currículo na escola teuto-brasileira. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1994.
KUHN, Malcus Cassiano; BAYER, Arno. A matemática nas escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX. Canoas: Ed. ULBRA, 2017a.
KUHN, Malcus Cassiano; BAYER, Arno. O contexto histórico das escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX. Canoas: Ed. ULBRA, 2017b.
LEMKE, Marli Dockhorn. Os princípios da educação cristã luterana e a gestão de escolas confessionárias no contexto das ideias pedagógicas no sul do Brasil (1824 – 1997). Canoas: Ed. ULBRA, 2001.
PROST, Antoine. Doze lições sobre a História. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SCHUBRING, Gert. Relações Culturais entre Alemanha e Brasil: “Imperialismo Cultural” versus “Nacionalização”. Zetetiké – Cempem, Campinas, SP, v. 11, n. 20, p. 9-49, jul./dez. 2003.
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo, FTD, 1997.
UNSERE SCHULE. Porto Alegre: Casa Publicadora Concórdia, ago. 1933.
UNSERE SCHULE. Porto Alegre: Casa Publicadora Concórdia, mar./abr. 1934.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, SC, v. 2.2, p. 28-49, 2007.
WEIDUSCHADT, Patrícia. O Sínodo de Missouri e a educação pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul nas primeiras décadas do século XX: identidade e cultura escolar. 2007. 255 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.