A Matemática na Revista Técnica Igreja Luterana
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https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3291Palabras clave:
História da Educação Matemática. Escola Paroquial Luterana Gaúcha. Revista Técnica Luterana.Resumen
O artigo é recorte de uma pesquisa sobre a Matemática nas escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX e analisa as edições da revista técnica Igreja Luterana, com ênfase para o discurso matemático veiculado na mesma. A revista foi editada para pastores e professores paroquiais pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, por meio da Casa Publicadora Concórdia de Porto Alegre, no período de 1940 a 1954. Com abordagem qualitativa e análise de fontes documentais, a investigação possui aporte metodológico na pesquisa histórica e no conceito de cultura escolar, para análise das 95 edições da revista técnica. Era desejo dos editores da revista que os professores das escolas paroquiais estivessem aptos para darem aos alunos uma instrução e educação verdadeiramente cristãs, por isso, a abordagem de temáticas teológicas e pedagógicas em suas edições. Os editores propunham artigos voltados ao desenvolvimento de habilidades para o cálculo escrito e mental, com foco nas primeiras construções numéricas pelo método de ensino intuitivo e na operação de divisão com frações.
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