Literatura infantil indígena: práticas pedagógicas de interdisciplinaridade e interculturalidade

Visualizações: 831

Authors

  • Bruna Costa Mariano Ferreguetti Souza Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Laura Juliana Neris Machado Barros Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Maristela Bortolon de Matos Instituto Federal de Roraima (IFRR)

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4406

Keywords:

Literatura Infantil. Ensino Fundamental. Interdisciplinaridade. Interculturalidade.

Abstract

A literatura representa um bem social que precisa ser valorizado e oportunizado às crianças, sobretudo, voltada à interculturalidade, no contexto da literatura infantil indígena, como forma de promover a diversidade cultural. Este relato de pesquisa tem como objetivo apresentar como uma prática pedagógica interdisciplinar realizada em uma turma de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, do Colégio de Aplicação/UFRR, em Boa Vista/RR, contribuiu para a formação cidadã, na perspectiva da interculturalidade, tendo a literatura enquanto um bem indispensável. Como estratégia de ensino, utilizou-se a proposição de uma sequência didática, envolvendo diversas áreas do conhecimento, a partir de um projeto denominado “Paradan: cultivando sementes”. Como resultado deste trabalho, os alunos produziram um livro com a temática indígena relacionando os conhecimentos apreendidos ao longo do processo de aprendizagem. Através da produção das crianças, com a prática pedagógica aplicada, pode-se constatar o quanto apreenderam sobre a cultura indígena e o contexto diverso em que estão inseridos.

Author Biographies

Bruna Costa Mariano Ferreguetti Souza, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestranda em Educação pela UERR. Professora Efetiva do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (Cap/UFRR).

Laura Juliana Neris Machado Barros, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestranda em Educação pela UERR. Professora Efetiva do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (Cap/UFRR).

Maristela Bortolon de Matos, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

References

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de marco de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. No dia 27 de out. de 2019.

BRASIL, Cecy Lya. Canaimé. Rio de Janeiro: FAE; Governo do Território Federal de Roraima; 1987.

CANDAU, Vera Maria. Direitos Humanos, Educação e Interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. In: Revista Brasileira de Educação, Campinas, v.13, n.17, 2008.

CANDIDO, A. Vários Escritos. 3ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Editora Cortez, 2000.

LEONG, Leyla. Duas histórias da noite. Manaus: Editora Valer, 2011.

MAKU, Zezé. O reino de Makunaima e sua chefia da fauna. Boa Vista: Edição do autor, 2015.

MESQUITA, Elisete Maria de C.; LEÃO, Cleonice de Moraes E.; SOUZA, Dalma Flávia B. G. de. As sequências didáticas como um procedimento de ensino para o gênero artigo de opinião. Revista de Letras, Curitiba, v. 18, n. 22, p. 55-74, jan./jul. 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

MUDURUNKU, Daniel. O segredo da chuva. São Paulo: Editora Ática, 2003.

PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2. ed. Caixas do Sul: Educs, 2008.

SAUTHIER, Ângela Maria L.; PROCHNOW, Ana Lúcia C. O ensino da leitura numa perspectiva interdisciplinar: uma proposta de aplicação. Disciplinarum Scientia. Série: Artes, Letras e Comunicação, Santa Maria, v. 4, n. 1, p. 185-201, 2003.

SILVA, Vanilda Alves da.; REBOLO, Flavinês. A educação intercultural e os desafios para a escola e para o professor. INTERAÇÕES, Campo Grande, MS, v. 18, n. 1, p. 179-190, jan./mar. 2017.

THIÉL, Janice Cristine. A literatura dos povos indígenas e a formação do leitor multicultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1175-1189, out./dez. 2013.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 545-554, Dec. 2008.

Published

2020-12-24

How to Cite

Costa Mariano Ferreguetti Souza, B., Neris Machado Barros, L. J., & Bortolon de Matos, M. (2020). Literatura infantil indígena: práticas pedagógicas de interdisciplinaridade e interculturalidade. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 266–281. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4406