Literatura infantil indígena: práticas pedagógicas de interdisciplinaridade e interculturalidade

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Autores/as

  • Bruna Costa Mariano Ferreguetti Souza Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Laura Juliana Neris Machado Barros Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Maristela Bortolon de Matos Instituto Federal de Roraima (IFRR)

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4406

Palabras clave:

Literatura Infantil. Ensino Fundamental. Interdisciplinaridade. Interculturalidade.

Resumen

A literatura representa um bem social que precisa ser valorizado e oportunizado às crianças, sobretudo, voltada à interculturalidade, no contexto da literatura infantil indígena, como forma de promover a diversidade cultural. Este relato de pesquisa tem como objetivo apresentar como uma prática pedagógica interdisciplinar realizada em uma turma de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, do Colégio de Aplicação/UFRR, em Boa Vista/RR, contribuiu para a formação cidadã, na perspectiva da interculturalidade, tendo a literatura enquanto um bem indispensável. Como estratégia de ensino, utilizou-se a proposição de uma sequência didática, envolvendo diversas áreas do conhecimento, a partir de um projeto denominado “Paradan: cultivando sementes”. Como resultado deste trabalho, os alunos produziram um livro com a temática indígena relacionando os conhecimentos apreendidos ao longo do processo de aprendizagem. Através da produção das crianças, com a prática pedagógica aplicada, pode-se constatar o quanto apreenderam sobre a cultura indígena e o contexto diverso em que estão inseridos.

Biografía del autor/a

Bruna Costa Mariano Ferreguetti Souza, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestranda em Educação pela UERR. Professora Efetiva do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (Cap/UFRR).

Laura Juliana Neris Machado Barros, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestranda em Educação pela UERR. Professora Efetiva do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (Cap/UFRR).

Maristela Bortolon de Matos, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Citas

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Publicado

2020-12-24

Cómo citar

Costa Mariano Ferreguetti Souza, B., Neris Machado Barros, L. J., & Bortolon de Matos, M. (2020). Literatura infantil indígena: práticas pedagógicas de interdisciplinaridade e interculturalidade. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 266–281. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4406