Análise de redes sociais: a utilização de artefatos tecnológicos na educação profissional

Visualizações: 578

Authors

  • Marcus Túlio de Freitas Pinheiro Universidade do Estado da Bahia
  • Regiani Coser Cravo Universidade do Estado da Bahia
  • Renata Cardoso Silva Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4436

Keywords:

artefatos tecnológicos, educação profissional.

Abstract

As discussões apresentadas neste artigo emergiram a partir de pesquisas realizadas no programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de cunho qualitativo, que apresenta uma análise de redes sociais (ARS) a partir da intervenção em uma turma de nível técnico do ensino profissionalizante. Utilizou-se como técnica para a coleta de dados a elaboração e aplicação de um formulário do Google Forms, com a finalidade de identificar quais os três artefatos tecnológicos mais utilizados pelos alunos. Os dados coletados foram tratados a partir da plataforma de composição e análise de redes Gephi, que proporcionou a análise das redes evidenciando a interpretação dos elementos analíticos utilizados nos instrumentos de coleta. Nessa perspectiva, a pesquisa foi estruturada para investigar como o uso das tecnologias digitais na educação profissional pode ser estrategicamente planejado, com dados oriundos de uma análise de redes sociais.

Author Biographies

Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Ciência da Educação na Linha Currículo e Informação (UFBA)

Professor Credenciado no Programa de Pós-graduação do Doutorado Multidisciplinar, Multi-institucional em Difusão do Conhecimento - DMMDC (UFBA)

Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DCET I

Regiani Coser Cravo, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda no Programa de Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) – Campus I - Salvador/BA/Brasil

Professora no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Renata Cardoso Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda no Programa de Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) – Campus I - Salvador/BA/Brasil

Professora na Universidade Jorge Amado (UNIJORGE)

References

BRASIL. LEI Nº 11.741, DE 16 DE JULHO DE 2008. MEC. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em: 03 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/p_publicas.pdf. Acesso em: 03 nov. 2019.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

LEAL, R. M. de F. Tecnologia em educação: a utilização do dispositivo digital móvel smartphone como recurso pedagógico. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia UNEB, Salvador-BA, 2018.

LIMA JR, A. S.; SALES, K. M. B.; Difusão social de conhecimento e modelagem cognitiva: o lugar fundamental do dinamismo do sujeito epistêmico e subjetivo. In: Educação e Contemporaneidade: Contextos e singularidades. EDUFBA: EDUNEB, 2012.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v.23, n.126, p. 24-26, set/out. 1995. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/5218216/novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Acesso em: 30 out. 2019.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PINHEIRO, M. T. de F. O conhecimento enquanto campo: o ente cognitivo e a emergência de conceitos. Tese de doutorado. 2012. 219 f.: il.

PINHEIRO, M. T. de F.; SALES, K. M. B. A autonomia tecnológica nos processos de formação: oferta curricular semi-presencial em cursos presenciais de graduação. POIÉSIS, Tubarão, v. 5, n.9, p. 34-50, Jan./Jun. 2012.

RECUERO, R.; BASTOS, M.; ZAGO, Z. Análise de redes para mídia social. Porto Alegre: Sulina, 2015.

REHEM, C. M. Perfil e formação do professor de educação profissional. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

Published

2020-12-24

How to Cite

Pinheiro, M. T. de F., Cravo, R. C., & Silva, R. C. (2020). Análise de redes sociais: a utilização de artefatos tecnológicos na educação profissional. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 564–580. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4436