Análise de redes sociais: a utilização de artefatos tecnológicos na educação profissional

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Autores/as

  • Marcus Túlio de Freitas Pinheiro Universidade do Estado da Bahia
  • Regiani Coser Cravo Universidade do Estado da Bahia
  • Renata Cardoso Silva Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4436

Palabras clave:

artefatos tecnológicos, educação profissional.

Resumen

As discussões apresentadas neste artigo emergiram a partir de pesquisas realizadas no programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de cunho qualitativo, que apresenta uma análise de redes sociais (ARS) a partir da intervenção em uma turma de nível técnico do ensino profissionalizante. Utilizou-se como técnica para a coleta de dados a elaboração e aplicação de um formulário do Google Forms, com a finalidade de identificar quais os três artefatos tecnológicos mais utilizados pelos alunos. Os dados coletados foram tratados a partir da plataforma de composição e análise de redes Gephi, que proporcionou a análise das redes evidenciando a interpretação dos elementos analíticos utilizados nos instrumentos de coleta. Nessa perspectiva, a pesquisa foi estruturada para investigar como o uso das tecnologias digitais na educação profissional pode ser estrategicamente planejado, com dados oriundos de uma análise de redes sociais.

Biografía del autor/a

Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Ciência da Educação na Linha Currículo e Informação (UFBA)

Professor Credenciado no Programa de Pós-graduação do Doutorado Multidisciplinar, Multi-institucional em Difusão do Conhecimento - DMMDC (UFBA)

Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DCET I

Regiani Coser Cravo, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda no Programa de Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) – Campus I - Salvador/BA/Brasil

Professora no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Renata Cardoso Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda no Programa de Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) – Campus I - Salvador/BA/Brasil

Professora na Universidade Jorge Amado (UNIJORGE)

Citas

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Publicado

2020-12-24

Cómo citar

Pinheiro, M. T. de F., Cravo, R. C., & Silva, R. C. (2020). Análise de redes sociais: a utilização de artefatos tecnológicos na educação profissional. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 564–580. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4436