O Ensino em Saúde do Trabalhador: uma revisão sistemática
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4510Keywords:
Ensino, Saúde do trabalhador, Política públicaAbstract
O ensino em saúde do trabalhador é uma das estratégias voltadas à prevenção e cuidado no contexto laboral, proporcionando o desenvolvimento de ações que visem não só à prevenção do adoecimento, mas também à promoção da qualidade de vida do sujeito. O presente artigo realizou uma revisão sistemática sobre o tema supracitado, utilizando como base de dados o Portal de Periódicos CAPES, com objetivo de realizar um compilado de estratégias voltadas ao ensino em saúde no contexto laboral. A partir da aplicação dos critérios metodológicos foi possível reunir uma amostra de 32 produções científicas voltadas à temática proposta, que foram subdivididas de acordo com seu público alvo de intervenção (profissionais da saúde, profissionais da educação, acadêmicos e outros profissionais). Concluiu-se que, embora a abordagem sobre os riscos em saúde no ambiente laboral seja recorrente, existem poucas produções científicas voltadas ao desenvolvimento de estratégias de ensino em saúde, limitando-se a intervenções, muitas vezes, descontextualizadas, verticalizadas e esporádicas, com pouco ou nenhum planejamento prévio e análise de impactos.References
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