O Ensino em Saúde do Trabalhador: uma revisão sistemática

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4510

Palavras-chave:

Ensino. Saúde do Trabalhador. Política Pública.

Resumo

O ensino em saúde do trabalhador é uma das estratégias voltadas à prevenção e cuidado no contexto laboral, proporcionando o desenvolvimento de ações que visem não só à prevenção do adoecimento, mas também à promoção da qualidade de vida do sujeito. O presente artigo realizou uma revisão sistemática sobre o tema supracitado, utilizando como base de dados o Portal de Periódicos CAPES, com objetivo de realizar um compilado de estratégias voltadas ao ensino em saúde no contexto laboral. A partir da aplicação dos critérios metodológicos foi possível reunir uma amostra de 32 produções científicas voltadas à temática proposta, que foram subdivididas de acordo com seu público alvo de intervenção (profissionais da saúde, profissionais da educação, acadêmicos e outros profissionais). Concluiu-se que, embora a abordagem sobre os riscos em saúde no ambiente laboral seja recorrente, existem poucas produções científicas voltadas ao desenvolvimento de estratégias de ensino em saúde, limitando-se a intervenções, muitas vezes, descontextualizadas, verticalizadas e esporádicas, com pouco ou nenhum planejamento prévio e análise de impactos.

Biografia do Autor

Carlos Mendes Rosa, Universidade Federal do Tocantins

Psicólogo. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde da UFT. Professor do Programa de Pós-graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos UFT/ESMAT. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-Rio com estágio sanduíche na Universidade de Coimbra (2015). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2012). Com Especialização em Psicopatologia Clínica pela Universidade Paulista (2007). Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS) da PUC-Rio. Pesquisador convidado do Instituto de Psicologia Cognitiva da Universidade de Coimbra. Bolsista de Produtividade da Universidade Federal do Tocantins. Faz palestras sobre os temas Saúde Mental, Envelhecimento, Direitos Humanos e Qualidade de Vida no Trabalho.

Rodrigo Monteiro de Oliveira, Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

Atualmente é Agente Analista em Execução Penal - Psicólogo da Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins, possui graduação em psicologia; especialização em Ciências Criminais; especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social; e mestrado em Ensino em Ciência e Saúde.

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Rosa, C. M., & Oliveira, R. M. de. (2022). O Ensino em Saúde do Trabalhador: uma revisão sistemática. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4510