A Relação Teoria e Prática na Formação de Professores do Pibid de Educação Física da UEM-PR

Visualizações: 379

Authors

  • Carlos Henrique Ferreira Magalhães Universidade Estadual de Maringá-PR
  • Telma Adriana Pacífico Martineli Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá-PR. Doutora em Educação (UEM-PR)

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4531

Keywords:

Pibid, Formação de Professores, Educação Física Escolar.

Abstract

Este artigo visa caracterizar e analisar a prática do Pibid de Educação Física da UEM-PR. A sua prática escolar foi fundamentada na tendência educacional Pedagogia Histórico-Crítica e na concepção de Educação Física Crítico-Superadora. Realizamos entrevistas com os bolsistas do Pibid-CAPES, analisamos os planos de aulas e observamos as práticas escolares (2014-2017). Todos os dados foram analisados por meio da técnica de interpretação da hermenêutico-dialética . Concluímos que o Pibid constitui-se numa política de formação inicial de professores de suma importância, haja vista que os iniciantes à docência sentem-se com maior consistência para desempenhar a prática escolar.

Author Biographies

Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Universidade Estadual de Maringá-PR

Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá-PR. Doutor em Educação pela UFSCar.

Telma Adriana Pacífico Martineli, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá-PR. Doutora em Educação (UEM-PR)

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá-PR do Departamento de Educação Física  e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM-PR.

References

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. Boitempo editorial. SP. 2001.

Carvalho R.M.A; Machado A.B. Os impactos do pibid na formação de professores de educação física para a educação de jovens e adultos. Cadernos de Formação RBCE, p. 57-67, set. 2016.

CRUZ, B. N. C. ; SILVA, G. C. R. ;MAGALHÃES, Carlos Henrique Ferreira . A objetivação da prática escolar do PIBID de Educação Física em uma escola pública do interior do Paraná. REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 5, p. 18, 2018.

CRUZ, Bruno Nicola. Cerini. ; MAGALHÃES, Carlos Henrique Ferreira ; CAMARGO, Gabriel F. . O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar. Revista de Educação Pública, v. 29, p. 1, 2020

DUARTE, Newton. A INDIVIDUALIDADE PARA-SI: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 2. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. (Coleção contemporânea).

______ Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

______. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pósmodernas da teoria vigotskiana. Campinas- SP: Autores Associados, 2006.

LUKÁCS, Gyorgy. Pensamento vivido: autobiografia em diálogo: entrevista a István Eorsi e Erzsébet Vezér. São Paulo: Ad Hominem; Viçosa, MG: Editora da UFV, 1999.

MAGALHÃES, Carlos Henrique Ferreira; MARTINELI, Telma Adriana Pacífico. Soluções formais no enfrentamento dos problemas da prática escolar: o estranhamento dos professores de educação física escolar. Motrivivencia (UFS), v. 23, p. 214-235, 2011.

MAGALHÃES, Carlos Henrique Ferreira; MODESTO, Nayara Lopes. ; CREPALDI, João Vitor da Silva. Pibid no Ensino Médio: uma prática escolar desenvolvida sob a perspectiva da problematização. ARQUIVOS EM MOVIMENTO (UFRJ. ONLINE), v. 13, p. 46-55, 2017

MAGALHÃES, Carlos Henrique Ferreira. A Necessidade de Financiar o PIBID. In: José Antônio Martins, Mirian Hisae Yaegashi. (Org.). Formação docente : percursos e reflexões a partir do PIBID-UEM. 1ed. Maringá: EDUEM, 2018. p. 69-84.

MARTINS, Ligia . Os Fundamentos Psicológicos da Pedagogia Histórico-Crítica e os Fundamentos Pedagógicos da Psicologia Histórico-Cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 130-143, dez. 2013.

¬¬¬¬¬¬. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar. Autores Associados. Campinas. 2013 (b).

MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital. Rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Editora da Unicamp; Boitempo, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do conhecimento. Pesquisa Qualitativa em Saúde. Editora Hucitec. Sáo Paulo. 2017.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, São Paulo. Autores Associados, 2011.

________. Escola e Democracia. Autores Associados. Campinas. 2008.

SILVA JÚNIOR, João dos Reis & FERRETTI, Celso João. O Institucional e a cultura da escola. São Paulo Xamã. 2004.

SOARES et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. 1 ed., Editora Cortez. São Paulo – SP, 1992.

THOMAS, Jerry R. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed. 2002.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Welter J; Welter R; Sawitzki R.L. A contribuição do subprojeto PIBID/EDF no processo de planejamento das aulas de educação física para os anos iniciais. Cadernos de Formação RBCE, p. 87-96, mai. 2012.

Published

2021-12-13

How to Cite

Magalhães, C. H. F., & Martineli, T. A. P. (2021). A Relação Teoria e Prática na Formação de Professores do Pibid de Educação Física da UEM-PR. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4531