A Relação Teoria e Prática na Formação de Professores do Pibid de Educação Física da UEM-PR

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Autores

  • Carlos Henrique Ferreira Magalhães Universidade Estadual de Maringá-PR
  • Telma Adriana Pacífico Martineli Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá-PR. Doutora em Educação (UEM-PR)

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4531

Palavras-chave:

Pibid, Formação de Professores, Educação Física Escolar.

Resumo

Este artigo visa caracterizar e analisar a prática do Pibid de Educação Física da UEM-PR. A sua prática escolar foi fundamentada na tendência educacional Pedagogia Histórico-Crítica e na concepção de Educação Física Crítico-Superadora. Realizamos entrevistas com os bolsistas do Pibid-CAPES, analisamos os planos de aulas e observamos as práticas escolares (2014-2017). Todos os dados foram analisados por meio da técnica de interpretação da hermenêutico-dialética . Concluímos que o Pibid constitui-se numa política de formação inicial de professores de suma importância, haja vista que os iniciantes à docência sentem-se com maior consistência para desempenhar a prática escolar.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Universidade Estadual de Maringá-PR

Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá-PR. Doutor em Educação pela UFSCar.

Telma Adriana Pacífico Martineli, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá-PR. Doutora em Educação (UEM-PR)

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá-PR do Departamento de Educação Física  e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM-PR.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

Magalhães, C. H. F., & Martineli, T. A. P. (2021). A Relação Teoria e Prática na Formação de Professores do Pibid de Educação Física da UEM-PR. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4531