TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE PROJETO FORA DA ESCOLA DE ARQUITETURA

Visualizações: 227

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4651

Keywords:

Práticas docentes, Ensino superior, Teoria do ensino de projeto

Abstract

As disciplinas de projeto (PJ) têm papel fundamental nos cursos superiores de arquitetura, visto que possuem metodologia de ensino peculiar e constituem boa parte de suas grades curriculares. Contudo, PJ também é ofertado em contextos acadêmicos diversos da arquitetura. Neste sentido questiona-se: Como PJ é ministrada? A didática tradicional da arquitetura seria adequada noutro contexto? Este trabalho objetiva responder tais questões, aferindo teoria e prática docentes no ensino de projeto fora da escola de arquitetura. Para tanto, elaborou-se um estudo qualitativo de observação participante, complementado por uma análise documental. A fundamentação teórica sobre o tema baseou-se em autores como: Reis, (2002), Schon (2007), Vidigal (2010), Kowaltowski et al (2011), Lawson (2011), Riza et al (2012) dentre outros. A percepção de uma lacuna na literatura sobre o tema e de uma discrepância entre prática e teoria, além de novos questionamentos, revelaram a importância de estudos a respeito, visto que o ensino de PJ em conjunturas distintas se mostrou fato comum na prática, mas pouco discutido pela academia.

Author Biography

KARINA ROSSANA MENEZES SCHUSSLER, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS- UNCISAL

MESTRA EM ARQUITETURA E URBANISTA, ESPECIALIZADA EM DESGIN E ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO.

ENSINA DESENHO TÉCNICO E PROJETO EM SEGURANÇA NO TRABALHO NO CURSO DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA NO TRABALHO NA UNCISAL, MACEIÓ-AL

References

ARAVENA-REYES, José A. Metodologias coletivas para o ensino de projeto em engenharia e arquitetura. Rem: Rev. Esc. Minas, Ouro Preto, v. 54, n. 1, p. 57-62, mar. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 abr. 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução - RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2002/rdc0050_21_02_2002.html. Acesso em: 20 jan. 2018.

CADC. Site College of Architecture, Design and construction. Architecture. 2020. Disponível em: https://cadc.auburn.edu/architecture/architecture-degrees-programs/program-of-architecture/. Acesso em: 20 jan. 2020.

DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa. n. 115 de março de 2002 p. 139-154. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a05n115.pdf. Acesso em: 19 dez. 2018.

FAUUSP. Site da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo. www.fau.usp.br. Fotos. 2018. Disponível em: http://www.fau.usp.br/category/uncategorized/page/2/. Acesso em: 04 dez. 2019.

E-MEC. Ministério da Educação. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. 2018. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/ Acesso em: 03 dez. 2018.

IBRAHIM, N.; UTABERTA, N. Learning in Architecture Design Studio. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 2012, v.60, p.30-35. Disponível em: https://ac.els-cdn.com/S1877042812037974/1-s2.0-S1877042812037974-main.pdf?_tid=229ad2d9-7c23-43ac-b529-69021d88d5ba&acdnat=1542109597_263eae7e490f7110882525f48a6dbee3 Acesso em: 06 dez. 2019.

KOWALTOWSKI, D.C.C.K.; MOREIRA, D.de C., PETRECHE, J.R.D.; FABRICIO M.M. O processo de projeto em arquitetura. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

KOWALTOWSKI, D.C.C.K. Ensino do projeto arquitetônico: a teoria traduzida em exercícios no processo criativo. Rev. Esc. Minas, março de 2001, 1 ed, p. 51-56. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 dez. 2019.

KST. Site Kent State University. 2018. https://www.kent.edu. Acesso em: 06 dez. 2019.

LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. 4. Tradução: Maria Beatriz Medina. São Paulo: Oficina de textos, 2011.

PANET, A. de, ROCHA, I. M.; BEZERRA, G. F. Gamificação no aprendizado da arquitetura e urbanismo: referências teóricas e aplicações. Anais do II Congresso sobre Tecnologias na Educação. Mamanguape, Paraíba: Universidade Federal da Paraíba. 2017. p. 635-641. Disponível em: https://docplayer.com.br/68701003-Gamificacao-no-aprendizado-da-arquitetura-e-urbanismo-referencias-teoricas-e-aplicacoes.html. Acesso em: 15 dez. 2018.

REIS, A.T. Repertório, análise e síntese: uma introdução ao projeto arquitetônico. Porto Alegre: da UFRGS, 2002.

RIZA, A.A.; MOHD R.; KHAIRUL, N.A.M.Y.; YUSOFF, A.A.M. The Effectiveness of basic Design Project (Cornerstone) in Students’ Competency Development. Procedia - Social and Behavioral Sciences, vol. 60, p. 56-60. 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812038013. Acesso em: 15 dez. 2019.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007. Livro Digital.

TUM. Site Technische Universität München. Studienorganisation. 2018. Disponível: https://www.ar.tum.de/studienorganisation/bachelor/architektur-ba/. Acesso em: 01 jan. 2019.

UFAL. Universidade Federal de Alagoas. Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Civil. Centro de Tecnologia. Janeiro de 2006. Disponível em: https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus-maceio/ppc-eng-civil.pdf. 19 dez. 2019.

UFAL. Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Abril de 2019. Disponível em: https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus-maceio/ppc-eng-civil.pdf. 19 dez. 2019.

UNCISAL. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Pró-reitoria de ensino e graduação. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos. 2016. Disponível em: https://novo.uncisal.edu.br/estudante/graduacao/sistemas-biomedicos. Acesso em: 20 dez. 2019.

UNIPLAN. Centro Universitário Planalto Distrito Federal. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Negócios Imobilíarios - Curso Superior de Tecnologia. 2018. Disponível em:http://www.uniplandf.edu.br/ensino/graduacao/tecnologicos/negocios_imobiliarios.asp. Acesso em: 20 dez. 2019

USP. Universidade de São Paulo. Disciplinas do Curso Superior de Arquitetura e Urbanismo. 2018. http://www.fau.usp.br/graduacao/por-codigo/. Acesso em: 20 dez. 2019.

VIDIGAL, Emerson José. Ensino de projeto arquitetônico: um estudo sobre as práticas didáticas no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Paraná. 2010. Tese (Doutorado em Projeto de Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-18012011-111136/>. Acesso em: 20 dez. 2018.

Published

2021-12-13

How to Cite

MENEZES SCHUSSLER, K. R. (2021). TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE PROJETO FORA DA ESCOLA DE ARQUITETURA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4651