PERCEPÇÕES SOBRE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UM ESTUDO DE CASO
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4688Keywords:
Percepção, Qualificação profissional, Medidas socioeducativasAbstract
A temática da qualificação profissional de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas apresenta na legislação amplos aspectos de orientação a práticas. Dentro da literatura existem poucos registros sobre instituições de ensino e práticas que tenham efetivado programas para atender a esta demanda. Objetivou-se analisar as possibilidades de transformação social da vida dos adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários e/ou liberdade assistida, tomando como base o estudo de caso de uma turma na qual foram entrevistadas pessoas chave que participaram do programa. Conclui-se que neste estudo de caso a aprendizagem da qualificação profissional oportunizou a transformação da realidade social dos adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. Porém dentro da estrutura dialógica que organiza a vida dos adolescentes nas situações que os levaram ao exercício das medidas socioeducativas. Consideramos que tal prática ainda não representa a solução para a complexidade do contexto social e suas demandas.
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