Etnia Saamaka: cultura e educação na Commune Tampack Guiana Francesa

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4846

Palavras-chave:

Educação, Cultura, Guiana Francesa, Commue Tampack, Etnia Saamaka

Resumo

Neste artigo trataremos sobre o Povo Bushi Conde Sama da Guiana Francesa, que significa: “As pessoas que vivem na Mata” de etnia Saamaka que reside às margens do rio Oiapoque na divisa Amapá\Brasil e Saint Georges\ França, localizado na Commune Tampack. Esta pesquisa foi realizada no intuito de conhecer o processo social e histórico, as festas e celebrações culturais/religiosas, bem como o modo de vida e a relação da etnia Saamaka com a educação formal francesa. A metodologia utilizada é a pesquisa etnográfica voltada à educação, análise documental e a pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada e a observação. A pesquisa revelou que o currículo praticado no sistema educacional francês, monocultural e eurocêntrico, prioriza as histórias, conquistas e revoluções francesas e europeias e relega ao exotismo, à folclorização ou à invisibilidade as versões da história dos outros povos fundantes da Guiana. Doravante, crianças e jovens que estudam nas escolas da Guiana Francesa, vivem expostas a um processo de aculturação e assimilação cultural propagados, sobretudo, por meio desse currículo oficial.

Biografia do Autor

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amapá –UNIFAP. Psicopedagoga pela Faculdade de Macapá – FAMA. Mestre e Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal do Ceará –UFC. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico- Raciais com Ênfase em Educação Quilombola – certificado pelo CNPq. Pós-Doutoramento junto à Faculdade de Educação/FACED - UFC, na linha de pesquisa: História e Memória da Educação (NHIME), sob a supervisão do Prof. Dr.  José Gerardo Vasconcelos. Membro da Academia Amapaense de Letras do Estado do Amapá (AAL).

José Gerardo Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutor em História da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Núcleo de História e Memória da Educação (Nhime). 

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atualmente é professor no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e professor coorientador no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). 

 

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Videira, P. L., Vasconcelos, J. G., & Custódio, E. S. (2022). Etnia Saamaka: cultura e educação na Commune Tampack Guiana Francesa. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4846

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