Etnia Saamaka: cultura e educação na Commune Tampack Guiana Francesa

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4846

Palabras clave:

Educação, Cultura, Guiana Francesa, Commue Tampack, Etnia Saamaka

Resumen

Neste artigo trataremos sobre o Povo Bushi Conde Sama da Guiana Francesa, que significa: “As pessoas que vivem na Mata” de etnia Saamaka que reside às margens do rio Oiapoque na divisa Amapá\Brasil e Saint Georges\ França, localizado na Commune Tampack. Esta pesquisa foi realizada no intuito de conhecer o processo social e histórico, as festas e celebrações culturais/religiosas, bem como o modo de vida e a relação da etnia Saamaka com a educação formal francesa. A metodologia utilizada é a pesquisa etnográfica voltada à educação, análise documental e a pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada e a observação. A pesquisa revelou que o currículo praticado no sistema educacional francês, monocultural e eurocêntrico, prioriza as histórias, conquistas e revoluções francesas e europeias e relega ao exotismo, à folclorização ou à invisibilidade as versões da história dos outros povos fundantes da Guiana. Doravante, crianças e jovens que estudam nas escolas da Guiana Francesa, vivem expostas a um processo de aculturação e assimilação cultural propagados, sobretudo, por meio desse currículo oficial.

Biografía del autor/a

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amapá –UNIFAP. Psicopedagoga pela Faculdade de Macapá – FAMA. Mestre e Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal do Ceará –UFC. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico- Raciais com Ênfase em Educação Quilombola – certificado pelo CNPq. Pós-Doutoramento junto à Faculdade de Educação/FACED - UFC, na linha de pesquisa: História e Memória da Educação (NHIME), sob a supervisão do Prof. Dr.  José Gerardo Vasconcelos. Membro da Academia Amapaense de Letras do Estado do Amapá (AAL).

José Gerardo Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutor em História da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Núcleo de História e Memória da Educação (Nhime). 

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atualmente é professor no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e professor coorientador no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). 

 

Citas

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Publicado

2022-08-30

Cómo citar

Videira, P. L., Vasconcelos, J. G., & Custódio, E. S. (2022). Etnia Saamaka: cultura e educação na Commune Tampack Guiana Francesa. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4846