Educação infantil: dificuldades e desafios do professor iniciante
Visualizações: 2007Abstract
Este texto analisa as dificuldades enfrentadas pelas professoras iniciantes da Educação Infantil e o desafio de articular e gerir as situações desafiadoras do cotidiano, utilizando os saberes adquiridos na academia. A investigação focou cinco professoras de uma instituição de Educação Infantil e utilizou a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os resultados evidenciam que apesar de dificuldades como salário e relacionamento com os pais, as professoras se sentem satisfeitas com a profissão, o que permite nas experiências cotidianas superar qualquer perspectiva negativa, ressaltando que o apoio do coletivo da escola é responsável pela criação de vínculos profissionais necessários para obtenção de vivências de sucesso.
Palavras-chave: Educação Infantil. Professor iniciante. Desafios e dificuldades.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.