Educação infantil: dificuldades e desafios do professor iniciante

Visualizações: 2007

Autores/as

  • Marta Regina Brostolin Universidade Católica Dom Bosco
  • Evelyn Aline da Costa de Oliveira Universidade Católica Dom Bosco

Resumen

Este texto analisa as dificuldades enfrentadas pelas professoras iniciantes da Educação Infantil e o desafio de articular e gerir as situações desafiadoras do cotidiano, utilizando os saberes adquiridos na academia. A investigação focou cinco professoras de uma instituição de Educação Infantil e utilizou a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os resultados evidenciam que apesar de dificuldades como salário e relacionamento com os pais, as professoras se sentem satisfeitas com a profissão, o que permite nas experiências cotidianas superar qualquer perspectiva negativa, ressaltando que o apoio do coletivo da escola é responsável pela criação de vínculos profissionais necessários para obtenção de vivências de sucesso.

Palavras-chave: Educação Infantil.  Professor iniciante. Desafios e dificuldades.

 

Biografía del autor/a

Marta Regina Brostolin, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1994), especialização em Psicopedagogia e Sóciopsicomotricidade Ramain Thiers, Mestrado em Educação - Formação de Professores pela Universidade Católica Dom Bosco (1998) e Doutorado em Desenvolvimento Local pela Universidade Complutense de Madri (2005). É professora da graduação e pós-graduação, coordenou o Curso de Pedagogia e os cursos de Psicopedagogia e Gestão Participativa em Educação (

Evelyn Aline da Costa de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (2012), acadêmica pesquisadora pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (2009-2010/ 2010-2011/ 2011-2012) e participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a docência na Infância - GEPDI. Atualmente é mestranda no Programa de Pós graduação, Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco, na linha de Formação Docente e Práticas Pedagógicas.

Publicado

2013-12-07

Cómo citar

Brostolin, M. R., & Oliveira, E. A. da C. de. (2013). Educação infantil: dificuldades e desafios do professor iniciante. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(11), 41–56. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/520

Artículos más leídos del mismo autor/a