Tempos e espaços da aprendizagem na configuração da formação do professor nos cursos de licenciatura

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5357

Palavras-chave:

Configuração da docência. Aprendizagem da docência. Formação de professores. Cursos de licenciatura.

Resumo

O artigo aborda a aprendizagem da docência em cursos de licenciatura a partir de investigação com estudantes desses cursos. O objetivo é o exame da aprendizagem dos estudantes que cursam as licenciaturas com a finalidade de compreender como eles percebem sua formação para a docência. A análise se desenvolve a partir de pesquisa realizada em diferentes cursos de licenciatura e na perspectiva de compreender a configuração do ser professor como função social, considerando as proposições de Elias (1994). Os resultados do exame apontam para a importância de espaços e tempos nos quais se gestam os conhecimentos com os quais se estruturam os currículos de formação dos cursos de licenciatura; as práticas realizadas no decorrer da formação; as interações que se estabelecem entre os sujeitos e os processos de aprender; a movimentação do imediato e próximo para  o diverso e amplo. As teias de interdependência entre os sujeitos permitem que se estabeleçam novos modos de relações sociais configurando uma nova sociedade mais solidária que expressa as práticas dos trabalhadores sistematizadas coletivamente.

Biografia do Autor

Joana Paulin Romanowski, Centro Universitário Internacional - UNINTER Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq, 1D. Doutorado em Educação - Universidade de São Paulo; Mestrado Universidade Federal do Paraná.  Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PPGE e Centro Universitário UNINTER. Coordenadora do Fórum de Editores da ANPEd (2015/2017). Editora Revista Intersaberes- UNINTER. Comitê Editorial da Revista Formação Docente. Coordenadora do GT 08 –  Membro do Comitê Científico da ANPEd – (2008/2010). Membro da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR. http://lattes.cnpq.br/7752218478865716

Simone Regina Manosso Cartaxo, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutorado em Educação (PUCPR -2013). Professora e pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Curitiba desde 1989-2020. Professora do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação atuando como Coordenadora da Linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem desde 2015-2018. Experiência na área de educação como professora regente nos anos iniciais (alfabetização), pedagoga no Ensino Fundamental, docente no ensino superior desde 2009.Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR e associada ao ISATT. Coordena Grupo de Estudos e Pesquisas - Didática e Formação Docente-GEPEDIDO. Os principais temas: formação do professor, prática pedagógica e didática.

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Publicado

18-06-2021

Como Citar

Romanowski, J. P., & Cartaxo, S. R. M. (2021). Tempos e espaços da aprendizagem na configuração da formação do professor nos cursos de licenciatura. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 731–754. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5357