Alfabetização científica no ensino de Ciências: possibilidades na interface com o Programa Saúde na Escola
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5652Keywords:
Ensino de ciências, Saúde escolar, Alfabetização científica, Fake newsAbstract
Práticas de saúde são realizadas no ambiente escolar desde o final do século XIX, com atendimento e procedimentos clínicos que se remetem aos paradigmas higienistas e às ações de saúde coletiva. Atualmente estas práticas são realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola e muitas de suas ações interagem com o currículo de Ciências da Natureza. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre a importância da alfabetização científica no ensino de ciências e sua aproximação com o Programa Saúde na Escola (PSE). As relações identificadas entre os objetivos e as ações do Programa com os pressupostos da alfabetização científica mostram que a atuação conjunta de profissionais de saúde e professores de Ciências pode potencializar, por exemplo, o enfrentamento das fake news sobre vacinação, o combate ao mosquito Aedes aegypti e o enfrentamento à pandemia de Covid-19, bem como todas as ações do PSE. A ação articulada entre o PSE e os professores de Ciências com os pressupostos da alfabetização científica podem representar uma importante ferramenta de cuidado com a saúde individual e coletiva, resultando em mais saúde para a comunidade e enfrentamento às fake news e ao negacionismo.
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