Democratização da escola pública

Uma proposição à síntese brasileira

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6001

Keywords:

Estado, Democracia, Democratização da escola pública, Seleção de diretores

Abstract

Tendo em vista o protagonismo da seleção de diretores no cenário brasileiro, este artigo tem como objetivo interrogar a centralidade da democratização da escola pública vinculada ao acesso do diretor à função, em detrimento de uma perspectiva que considera tal função articulada à dimensão da colegialidade. Essa identificação, corroborada pelos ordenamentos oficiais, não problematiza, no âmbito macroestrutural, o discurso sedimentado pelas políticas de Estado e fortalece a ideia de que a seleção de diretores seria capaz de induzir a democracia na escola. A partir das abordagens pós-estruturalistas, dialogo com pesquisas que traduzem a experiência de democratização e de erosão democrática das escolas públicas no contexto português. Na contemporaneidade brasileira, considero os estudos que assumem o movimento de perdas democráticas nas instituições representativas da política do Estado para justificar que tal articulação reforça a disputa por uma democracia de caráter procedimentalista e não estruturante de uma sociedade e escola democráticas. No tempo político, afirmado por uma proposta ameaçadora das instituições democráticas, faz-se necessário tensionar os limites daquilo que é imposto pelo plano formal-legal, a partir da ação praticada na organização escolar.

 

Author Biography

Marcela Moraes de Castro, Universidade do Rio de Janeiro

Pedagoga, Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Brasil. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Currículo e Linguagem da Faculdade de Educação da UFRJ - Brasil. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Políticas e Instituições Educacionais da Faculdade de Educação da UFRJ - Brasil. Bolsista CAPES-Print pelo Programa de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho) - Portugal

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Published

2023-06-14

How to Cite

Castro, M. M. de. (2023). Democratização da escola pública: Uma proposição à síntese brasileira. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6001