Democratização da escola pública

Uma proposição à síntese brasileira

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6001

Palabras clave:

Estado, Democracia, Democratização da escola pública, Seleção de diretores

Resumen

Tendo em vista o protagonismo da seleção de diretores no cenário brasileiro, este artigo tem como objetivo interrogar a centralidade da democratização da escola pública vinculada ao acesso do diretor à função, em detrimento de uma perspectiva que considera tal função articulada à dimensão da colegialidade. Essa identificação, corroborada pelos ordenamentos oficiais, não problematiza, no âmbito macroestrutural, o discurso sedimentado pelas políticas de Estado e fortalece a ideia de que a seleção de diretores seria capaz de induzir a democracia na escola. A partir das abordagens pós-estruturalistas, dialogo com pesquisas que traduzem a experiência de democratização e de erosão democrática das escolas públicas no contexto português. Na contemporaneidade brasileira, considero os estudos que assumem o movimento de perdas democráticas nas instituições representativas da política do Estado para justificar que tal articulação reforça a disputa por uma democracia de caráter procedimentalista e não estruturante de uma sociedade e escola democráticas. No tempo político, afirmado por uma proposta ameaçadora das instituições democráticas, faz-se necessário tensionar os limites daquilo que é imposto pelo plano formal-legal, a partir da ação praticada na organização escolar.

 

Biografía del autor/a

Marcela Moraes de Castro, Universidade do Rio de Janeiro

Pedagoga, Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Brasil. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Currículo e Linguagem da Faculdade de Educação da UFRJ - Brasil. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Políticas e Instituições Educacionais da Faculdade de Educação da UFRJ - Brasil. Bolsista CAPES-Print pelo Programa de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho) - Portugal

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Publicado

2023-06-14

Cómo citar

Castro, M. M. de. (2023). Democratização da escola pública: Uma proposição à síntese brasileira. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6001