A alfabetização e os indivíduos envolvidos com/por ela
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https://doi.org/10.26514/inter.v1i2.629Abstract
Estudos na área das Ciências Sociais, realizados no doutorado subsidiam a pesquisa em andamento, têm possibilitado à pesquisadora repensar, agora sob o olhar da Sociologia, alguns aspectos do objeto de pesquisa que tem procurado entender no mestrado e no doutorado referente à alfabetização e os indivíduos envolvidos com/por ela. O presente trabalho propõe-se, inicialmente, a apresentar alguns conceitos elaborados por Elias (1994), esclarecedores acerca da função de modelação que a sociedade exerce nos indivíduos. Depois, pretende destacar aspectos desse referencial que podem ser relacionados com outros pressupostos teóricos que subsidiam a referida pesquisa para o doutorado, como os estudos sobre socialização primária e secundária, em Berger e Luckmann (2003) e socialização profissional docente, conforme Dubar (1997). Essa reflexão inicial aponta que a função exercida pelo professor alfabetizador e, por conseguinte, a sua identidade construída ao longo de sua trajetória pessoal e profissional, fazem parte de uma teia de relações.
Palavras-chave: identidade profissional. socialização profissional. função de modelação.
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