A alfabetização e os indivíduos envolvidos com/por ela

Visualizações: 546

Autores/as

  • Milka Helena Carrilho Slavez UEMS/PG-PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v1i2.629

Resumen

Estudos na área das Ciências Sociais, realizados no doutorado subsidiam a pesquisa em andamento, têm possibilitado à pesquisadora repensar, agora sob o olhar da Sociologia, alguns aspectos do objeto de pesquisa que tem procurado entender no mestrado e no doutorado referente à alfabetização e os indivíduos envolvidos com/por ela. O presente trabalho propõe-se, inicialmente, a apresentar alguns conceitos elaborados por Elias (1994), esclarecedores acerca da função de modelação que a sociedade exerce nos indivíduos. Depois, pretende destacar aspectos desse referencial que podem ser relacionados com outros pressupostos teóricos que subsidiam a referida pesquisa para o doutorado, como os estudos sobre socialização primária e secundária, em Berger e Luckmann (2003) e socialização profissional docente, conforme Dubar (1997). Essa reflexão inicial aponta que a função exercida pelo professor alfabetizador e, por conseguinte, a sua identidade construída ao longo de sua trajetória pessoal e profissional, fazem parte de uma teia de relações.

 

 

Palavras-chave: identidade profissional. socialização profissional. função de modelação.

Publicado

2010-10-05

Cómo citar

Slavez, M. H. C. (2010). A alfabetização e os indivíduos envolvidos com/por ela. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 1(2), 107–116. https://doi.org/10.26514/inter.v1i2.629