O papel da/na mídia impressa na formação do sujeito
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https://doi.org/10.26514/inter.v1i2.637Abstract
Este artigo visa a analisar o discurso jornalístico, especialmente da mídia impressa, cujo objetivo é enfocar as relações de poder no discurso midiático, e detectar como o sujeito-jornalista, dentro de uma ordem, utiliza estratégias discursivas para estabelecer “várias verdades” de um único fato. A partir do dispositivo teórico da Análise do Discurso derivada de Pêcheux (1994), Foucault (2005) e a alguns estudiosos da mídia, selecionamos e analisamos alguns fragmentos oriundos do corpus de nossa pesquisa de mestrado (nas revistas Veja e Istoé) sobre o desarmamento 2005. Os meios de comunicação constroem, produzem sentidos, tornando-se instrumentos de poder, capazes de influenciar a forma de pensar e agir em sociedade. Portanto, analisar o discurso é interpretar os sujeitos falando e suas condições de produção, pois, os sentidos das palavras no discurso não são fixos, estáveis, são produzidos mediante os lugares ocupados pelos sujeitos em interlocução.
Palavras-chave: Análise do discurso. Mídia impressa. Sujeito. Sociedade.
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