A utilização do computador no processo de ensino/aprendizagem por professores do 6º ano do ensino fundamental do município de Paranaíba-MS
Visualizações: 715DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v1i1.640Abstract
O objetivo deste trabalho é conhecer como está sendo utilizado o computador no processo ensino/aprendizagem no ensino fundamental na cidade de Paranaíba-MS. Justifica-se a presente pesquisa pelo fato de ser veiculada a ideia, tanto por parte dos professores como dos alunos, de que existem escolas que são informatizadas, porém não há o acesso aos recursos computacionais. Chega-se a afirmar a existência de salas de informática que ficam trancadas, impossibilitando o enriquecimento das aulas com o auxílio das tecnologias. Acreditando que o aluno pode, se usufruir da tecnologia educacional, desenvolver seu potencial crítico e autônomo, iniciamos nosso trabalho. Para tanto, utilizamos como referencial teórico Valente, Moran, Tajra, dentre outros. Além da pesquisa bibliográfica, buscamos conhecer melhor a realidade das escolas da rede estadual, municipal e particular por meio de entrevista com a secretária municipal de Educação, diretores e coordenadores, e por meio de questionário aplicado a três professores do 6º ano, cada qual pertencente a uma realidade escolar distinta. Tais instrumentos auxiliaram na compreensão de como está a realidade educacional quanto ao uso do computador nas escolas do município em questão, no que se refere ao número de computadores existentes em cada escola, a influência deles no processo de ensino-aprendizagem, os pontos positivos e negativos desta nova tecnologia.
Palavras-chave: Tecnologia. Computador. Professor. Ensino/aprendizagem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.