A utilização do computador no processo de ensino/aprendizagem por professores do 6º ano do ensino fundamental do município de Paranaíba-MS

Visualizações: 715

Autores/as

  • Ivani Maria de Menezes UEMS
  • Raquel Rosan Christino Gitahy UEMS

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v1i1.640

Resumen

O  objetivo  deste  trabalho  é  conhecer  como  está  sendo  utilizado  o  computador  no  processo  ensino/aprendizagem no ensino fundamental na cidade de Paranaíba-MS. Justifica-se a presente pesquisa pelo  fato de ser veiculada a  ideia,  tanto por parte dos professores como dos alunos, de que existem escolas que são informatizadas, porém não há o acesso  aos recursos computacionais. Chega-se a afirmar a existência de salas de  informática que ficam  trancadas,  impossibilitando o enriquecimento  das  aulas  com  o  auxílio  das  tecnologias.  Acreditando  que   o  aluno  pode,  se usufruir  da  tecnologia  educacional,  desenvolver  seu  potencial  crítico  e  autônomo,  iniciamos nosso  trabalho.  Para  tanto,  utilizamos  como  referencial  teórico  Valente, Moran,  Tajra,  dentre outros. Além  da  pesquisa  bibliográfica,  buscamos  conhecer melhor  a  realidade  das  escolas  da rede  estadual,  municipal  e  particular  por  meio  de  entrevista  com  a  secretária  municipal  de Educação, diretores e coordenadores, e por meio de questionário aplicado a três professores do 6º ano,  cada  qual  pertencente  a  uma  realidade  escolar  distinta.  Tais  instrumentos  auxiliaram  na compreensão de como está a realidade educacional quanto ao uso do computador nas escolas do município em questão, no que se refere ao número de computadores existentes em cada escola, a influência deles no processo de ensino-aprendizagem, os pontos positivos e negativos desta nova tecnologia. 

Palavras-chave: Tecnologia. Computador. Professor. Ensino/aprendizagem.   

Publicado

2010-09-10

Cómo citar

Menezes, I. M. de, & Gitahy, R. R. C. (2010). A utilização do computador no processo de ensino/aprendizagem por professores do 6º ano do ensino fundamental do município de Paranaíba-MS. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 1(1), 111–126. https://doi.org/10.26514/inter.v1i1.640