Possibilidades de ensino das figuras planas por meio da literatura infantil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.6637

Keywords:

educação matemática, figuras planas, anos iniciais, ensino, literatura infantil.

Abstract

O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas possibilidades do ensino de figuras planas por
meio da literatura infantil. Defendemos que as atividades realizadas com o uso de literatura infantil
podem ser uma estratégia capaz de garantir um ensino de matemática que faça sentido para quem está
aprendendo e que dê significado aos conteúdos matemáticos ensinados. Este texto foi produzido com
parte os dados desenvolvidos no projeto “Creation of Children’s Literature Stories for Teaching
Mathematics”, financiado pelo Instituto Serrapilheira. Para a realização desta investigação, adotamos a
metodologia qualitativa, com organização e desenvolvimento de sequências didáticas, seguidas de
análises. Para seu desenvolvimento, selecionamos três histórias que foram disponibilizadas às escolas
públicas do Brasil, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) no ano 2014. Com a
análise das histórias, buscamos promover reflexões sobre alguns exemplos de possíveis atividades que
podem ser desenvolvidas com os estudantes. Concluímos que é possível desenvolver atividades
relacionadas ao conteúdo de figuras planas por meio das histórias infantis e que essa articulação oferece
aos estudantes o contato com novos e diversos conteúdos matemáticos, e por meio dessas reflexões,
podemos despertar o interesse e a motivação pela Matemática, além de contribuir para o
desenvolvimento do pensamento geométrico.

Author Biographies

Patrícia dos Santos de Jesus, Secretária Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Científica e Matemática (PROFECM) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Dourados (2021). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2018). Docente contratada dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura de Dourados. Trabalha na Secretária Estadual do Mato Grosso do Sul como assistente de atividades educacionais. Integrante do Grupo de Pesquisa Teia-Mat, Teia de Pesquisas em Educação Matemática - UFGD. Desenvolve estudos e pesquisas na área: Educação e Currículo e Educação Matemática para os anos iniciais

Edvonete Souza de Alencar, Universidade de Brasília (UNB)

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Sevilha (2024). Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012) , licenciada em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas (2005) e em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2013). Atualmente é Professora Adjunta ( níveI IV ) do Magistério Superior na Universidade de Brasília -Faculdade de Educação(2024)e atua no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado Profissional - UnB. Trabalhou na Universidade Federal de Grande Dourados-UFGD - na Faculdade de Educação - FAED. (2015-2024) Atuou no Programa de Mestrado Educação Científica e Matemática - UEMS (2018- 2024) e do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática - UFGD (2021-2024).

Etienne Lautenschlager, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Neurociência e Cognição pela Universidade Federal do ABC (2017); Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012); Especialista em Matemática Aplicada pela Universidade de Mogi das Cruzes (2007); Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Aldeia de Carapicuíba (2014); Bacharel em Matemática pela Universidade Braz Cubas (2003) e Licenciada em Matemática pela Universidade Braz Cubas (2001). Realizou estágio de Pós-Doutoramento na Universidade Federal do ABC (2018). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação da UFRN/CERES. Experiência acadêmica e profissional nas área de Matemática, Educação Matemática e Neurociência, atuando principalmente nos temas: Educação Algébrica, Formação de Professores que Ensinam Matemática, Dificuldades de Aprendizagem em Matemática (DAM), Neurociência aplicada à Educação. Atuou como docente na Educação Básica e Formadora de Professores por 11 anos na Prefeitura Municipal de São Paulo e tem participado de programas de formação (inicial e continuada) de professores desde 2001. Atualmente é integrante dos grupos de pesquisa: Investigando as interrelações entre conceitos da Geometria, da Álgebra e da Análise na Formação de Professores de Matemática (CNPq - UFABC) e Formação de Professores de Matemática: conhecimento profissional e desenvolvimento curricular (UFABC).

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Published

2025-02-17

How to Cite

Jesus, P. dos S. de, Alencar, E. S. de, & Lautenschlager, E. (2025). Possibilidades de ensino das figuras planas por meio da literatura infantil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(44), 344–361. https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.6637