Possibilidades de ensino das figuras planas por meio da literatura infantil
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.6637Palavras-chave:
educação matemática, figuras planas, anos iniciais, ensino, literatura infantil.Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas possibilidades do ensino de figuras planas por
meio da literatura infantil. Defendemos que as atividades realizadas com o uso de literatura infantil
podem ser uma estratégia capaz de garantir um ensino de matemática que faça sentido para quem está
aprendendo e que dê significado aos conteúdos matemáticos ensinados. Este texto foi produzido com
parte os dados desenvolvidos no projeto “Creation of Children’s Literature Stories for Teaching
Mathematics”, financiado pelo Instituto Serrapilheira. Para a realização desta investigação, adotamos a
metodologia qualitativa, com organização e desenvolvimento de sequências didáticas, seguidas de
análises. Para seu desenvolvimento, selecionamos três histórias que foram disponibilizadas às escolas
públicas do Brasil, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) no ano 2014. Com a
análise das histórias, buscamos promover reflexões sobre alguns exemplos de possíveis atividades que
podem ser desenvolvidas com os estudantes. Concluímos que é possível desenvolver atividades
relacionadas ao conteúdo de figuras planas por meio das histórias infantis e que essa articulação oferece
aos estudantes o contato com novos e diversos conteúdos matemáticos, e por meio dessas reflexões,
podemos despertar o interesse e a motivação pela Matemática, além de contribuir para o
desenvolvimento do pensamento geométrico.
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