A formação do problema de pesquisa em propostas de pesquisa-ação em dissertações brasileiras

Visualizações: 174

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6763

Keywords:

pesquisa-ação, metodologia de pesquisa, problema de pesquisa, dissertações

Abstract

O artigo retrata preocupação a respeito da formação do problema de pesquisa em processos de pesquisa-ação. Busca construir resposta para a pergunta: Como são construídos os problemas de pesquisa em propostas de pesquisa-ação em dissertações apresentadas em programas de pós-graduação em Educação no Brasil no ano de 2020? No Catálogo de Teses e Dissertações da Capes foram identificadas 11 dissertações de mestrados de programas de pós-graduação em Educação que revelavam terem usado pesquisa-ação, tendo sido submetidas a revisão bibliográfica. Buscou-se compreender se essas dissertações iam ao encontro do que afirmam Thiollent (2005) e Tripp (2005) de que, em uma pesquisa-ação, o problema de pesquisa deve emergir das intenções do grupo de referência. Entretanto, o que se mostra na investigação é que o problema de pesquisa nas dissertações analisadas revela interesses dos próprios pesquisadores, que os levam ao grupo de referência.

Author Biography

marcus eduardo maciel ribeiro, IFSul

ensino de ciências

ensino de Química

metodologias de pesquisa

análise textual discursiva

comunidades de prática

References

ALMENARA, Gilsemara V. R.; RODRIGUES, Renata B. Pesquisa Científica: Tipologias Predominantes. In: LIMA, Paulo G.; PEREIRA, Meira C. (orgs.) Pesquisa científica em ciências humanas: uma introdução aos fundamentos e eixos procedimentais. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CARR, Wilfred. Calidad de la enseñanza e investigación acción. 2 ed. Sevilla: Diada, 1997.

FELCHER, Carla D. O.; FERREIRA, André L. A.; FOLMER, Vanderlei. Da pesquisa-ação à pesquisa participante: discussões a partir de uma investigação desenvolvida no Facebook. Experiências no Ensino de Ciências. v. 12, n. 7. 2017.

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução: Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2013.

FRANCO, Maria A. S. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa. São Paulo. v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.

GIL, Antônio C.. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

KOSIC, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

LEWIN, Kurt. Teoria de campo em ciência social. São Paulo: Pioneira, 1965.

LEWIN, Kurt. Problemas de dinâmica de grupo. São Paulo: Cultrix, 1978.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MELO, Armando S.E.; MAIA-FILHO, Osterne N.; CHAVES, Hamilton V. Lewin e a pesquisa-ação: gênese, aplicação e finalidade. Fractal: Revista de Psicologia. v. 28, n. 1, p. 153-159, jan.-abr. 2016.

MINAYO, Maria C.S.; GOMES, Suely F.D.R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 33 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

SAMPIERI, Roberto H.; TORRES, Christian P. M. Metodologia de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Cidade do México: McGraw Hill, 2018.

SERRANO, Maria G.P. Investigación-acción: aplicaciiones al campo social y educativo. Madrid: Dykinson, 1990.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

THIOLLENT, M.; COLETTE, M. M. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 36, n. 2, pp. 207-216, 2014.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. v. 31, n. 3, p. 443-466, set-dez 2005.

Published

2024-07-09

How to Cite

ribeiro, marcus eduardo maciel. (2024). A formação do problema de pesquisa em propostas de pesquisa-ação em dissertações brasileiras. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 127–143. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6763