A formação do problema de pesquisa em propostas de pesquisa-ação em dissertações brasileiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6763

Palabras clave:

pesquisa-ação, metodologia de pesquisa, problema de pesquisa, dissertações

Resumen

O artigo retrata preocupação a respeito da formação do problema de pesquisa em processos de pesquisa-ação. Busca construir resposta para a pergunta: Como são construídos os problemas de pesquisa em propostas de pesquisa-ação em dissertações apresentadas em programas de pós-graduação em Educação no Brasil no ano de 2020? No Catálogo de Teses e Dissertações da Capes foram identificadas 11 dissertações de mestrados de programas de pós-graduação em Educação que revelavam terem usado pesquisa-ação, tendo sido submetidas a revisão bibliográfica. Buscou-se compreender se essas dissertações iam ao encontro do que afirmam Thiollent (2005) e Tripp (2005) de que, em uma pesquisa-ação, o problema de pesquisa deve emergir das intenções do grupo de referência. Entretanto, o que se mostra na investigação é que o problema de pesquisa nas dissertações analisadas revela interesses dos próprios pesquisadores, que os levam ao grupo de referência.

Biografía del autor/a

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense e credenciado ao PPGQ (UFPel) e PPGECi (UFRGS). Líder do grupo de pesquisa Formação de professores na perspectiva da construção de currículo democrático na área das Ciências da Natureza, registrado no CNPq sob número 7731987709181617, no âmbito do qual este artigo foi desenvolvido.

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Publicado

2024-07-09

Cómo citar

Ribeiro, M. E. M. (2024). A formação do problema de pesquisa em propostas de pesquisa-ação em dissertações brasileiras. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 127–143. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6763