A formação do problema de pesquisa em propostas de pesquisa-ação em dissertações brasileiras

Visualizações: 70

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6763

Palabras clave:

pesquisa-ação, metodologia de pesquisa, problema de pesquisa, dissertações

Resumen

O artigo retrata preocupação a respeito da formação do problema de pesquisa em processos de pesquisa-ação. Busca construir resposta para a pergunta: Como são construídos os problemas de pesquisa em propostas de pesquisa-ação em dissertações apresentadas em programas de pós-graduação em Educação no Brasil no ano de 2020? No Catálogo de Teses e Dissertações da Capes foram identificadas 11 dissertações de mestrados de programas de pós-graduação em Educação que revelavam terem usado pesquisa-ação, tendo sido submetidas a revisão bibliográfica. Buscou-se compreender se essas dissertações iam ao encontro do que afirmam Thiollent (2005) e Tripp (2005) de que, em uma pesquisa-ação, o problema de pesquisa deve emergir das intenções do grupo de referência. Entretanto, o que se mostra na investigação é que o problema de pesquisa nas dissertações analisadas revela interesses dos próprios pesquisadores, que os levam ao grupo de referência.

Biografía del autor/a

marcus eduardo maciel ribeiro, IFSul

ensino de ciências

ensino de Química

metodologias de pesquisa

análise textual discursiva

comunidades de prática

Citas

ALMENARA, Gilsemara V. R.; RODRIGUES, Renata B. Pesquisa Científica: Tipologias Predominantes. In: LIMA, Paulo G.; PEREIRA, Meira C. (orgs.) Pesquisa científica em ciências humanas: uma introdução aos fundamentos e eixos procedimentais. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CARR, Wilfred. Calidad de la enseñanza e investigación acción. 2 ed. Sevilla: Diada, 1997.

FELCHER, Carla D. O.; FERREIRA, André L. A.; FOLMER, Vanderlei. Da pesquisa-ação à pesquisa participante: discussões a partir de uma investigação desenvolvida no Facebook. Experiências no Ensino de Ciências. v. 12, n. 7. 2017.

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução: Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2013.

FRANCO, Maria A. S. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa. São Paulo. v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.

GIL, Antônio C.. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

KOSIC, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

LEWIN, Kurt. Teoria de campo em ciência social. São Paulo: Pioneira, 1965.

LEWIN, Kurt. Problemas de dinâmica de grupo. São Paulo: Cultrix, 1978.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MELO, Armando S.E.; MAIA-FILHO, Osterne N.; CHAVES, Hamilton V. Lewin e a pesquisa-ação: gênese, aplicação e finalidade. Fractal: Revista de Psicologia. v. 28, n. 1, p. 153-159, jan.-abr. 2016.

MINAYO, Maria C.S.; GOMES, Suely F.D.R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 33 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

SAMPIERI, Roberto H.; TORRES, Christian P. M. Metodologia de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Cidade do México: McGraw Hill, 2018.

SERRANO, Maria G.P. Investigación-acción: aplicaciiones al campo social y educativo. Madrid: Dykinson, 1990.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

THIOLLENT, M.; COLETTE, M. M. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 36, n. 2, pp. 207-216, 2014.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. v. 31, n. 3, p. 443-466, set-dez 2005.

Publicado

2024-07-09

Cómo citar

ribeiro, marcus eduardo maciel. (2024). A formação do problema de pesquisa em propostas de pesquisa-ação em dissertações brasileiras. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 127–143. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6763